A Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), através da Escola de Formação de Nadador-Salvador Profissional FEPONS, vai promover um Curso de Nadadores-Salvadores, cujos testes de admissão terão lugar no dia 12 de fevereiro.
As inscrições, em curso, com um limite de 30 vagas, terminam no próximo dia 7 de fevereiro e a formação começa a 13 do mesmo mês.
“O curso é composto por 31 sessões, num total de 150 horas, de segunda a sábado, mais testes de admissão, em horário pós-laboral (carga mínima diária de 5 horas), em que o exame final será realizado em horário laboral, em data a determinar pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN)”, refere a ANSA em comunicado,.
Os candidatos a nadadores-salvadores devem ter idade mínima de 18 anos à data de início do curso (caso completem a maioridade durante o decorrer do curso devem enviar email a solicitar autorização para o frequentar, nestes casos será o ISN a aprovar se poderão frequentar a formação.
É exigida a habilitação literária mínima correspondente à escolaridade obrigatória (mediante a idade: nascidos até 31/12/1966 – 4º ano; nascidos entre 01/01/1967 e 31/12/1980 – 6º ano; nascidos entre 01/01/1981 e 31/12/2002 – 9º ano; nascidos após 01/01/2003 – 12º ano ou 12 anos de frequência escolar).
Os interessados devem fazer prova das atividades profissionais desenvolvidas e outros elementos relevantes para a avaliação da sua capacidade para a frequência do curso.
Os candidatos têm de possuir robustez física e perfil psíquico para a atividade de nadador salvador, comprovada por Atestado Médico (Atestado próprio para o efeito).
As inscrições no curso devem ser feitas aqui. No caso de nadadores-salvadores se inscreverem, devem também juntar cópia do respectivo cartão.
O custo da inscrição é de 215 euros (40 € do exame de admissão + 175 € da taxa de inscrição), incluindo seguro, o Manual de Nadador Salvador (versão 2016 – 2a edição) e uma máscara de reanimação.
A inscrição só é considerada completa após preenchimento do formulário online, juntando a mensagem de confirmação, acompanhada da cópia de cartão de cidadão, foto, certificado escolar, atestado médico e comprovativo de pagamento.
Provas de admissão:
1. Correr 2400 metros no tempo máximo de 14 minutos;
2. Nadar 100 metros livres, no tempo máximo de 1:50 minutos
3. Natação subaquática (apneia) no tempo mínimo de 20 segundos
4. Nadar 25 metros em decúbito dorsal (costas), só com batimento de pernas
5. Apanhar dois pesos a uma profundidade mínima de 2 metros
A formação é válida em todo o país, para desempenho das funções de nadador-salvador, em qualquer praia ou piscina, por um período de três anos, de acordo com a legislação aplicável.
Os interessados em mais informações podem solicitá-las através dos emails [email protected] e [email protected].
Leia também: Estudantes de cinema e audiovisual de todo o país mostram talento em Albufeira