A Inframoura tem 9 das 13 Zonas de Monitorização e Controlo (ZMC), financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos do Fundo de Coesão da União Europeia (Portugal 2020), concluídas e em pleno funcionamento.
Dando continuidade à estratégia implementada, com vista à redução significativa das perdas de água no sistema de distribuição da Inframoura, “a efetiva operacionalidade destas 9 ZMCs vem contribuir para a melhoria dos níveis de eficiência da rede de abastecimento de água, tendo como componente elementar a setorização da mesma, que conduzirá a um conhecimento mais profundo e exato da distribuição espacial das perdas de água”, explica a empresa.
Estas intervenções têm também como grande propósito monitorizar os consumos de água e a respetiva pressão na rede de abastecimento, possibilitando uma atuação célere em eventos anómalos, reduzindo a sua duração e, por conseguinte, o volume de água perdido.
A implementação de ZMCs faz parte da estratégia ativa de controlo de perdas da Inframoura, através da qual será possível a obtenção de indicadores necessários para a tomada de decisão relativa às zonas prioritárias de reabilitação na rede e reduzir a equação entre o valor da água perdida por perdas reais e o custo das atividades que serão desenvolvidas com o propósito de as minimizar.
A previsão é de que em junho de 2022 a Inframoura tenha concluído a implementação de todas as ZMCs ao abrigo da candidatura referida.