As cerimónias fúnebres de Maria do Carmo Romão Sacadura Santos realizam-se na próxima quarta-feira, 30 de setembro, na Igreja dos Capuchos, em Faro, informou a Servilusa.
O velório tem início às 10:00, seguindo-se a celebração religiosa às 14:45. O cortejo fúnebre partirá às 15:30 em direção ao Cemitério Novo de Faro.
A missa de sétimo dia realiza-se em Lisboa, na sexta-feira, 2 de outubro, às 19:00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, situada na Rua Virgílio Correia, em Benfica.
Três legislaturas como deputada na Assembleia da República
Maria do Carmo Romão Sacadura Santos foi deputada socialista à Assembleia da República durante três legislaturas, a VII, VIII e IX. As duas primeiras corresponderam aos governos liderados pelo primeiro-ministro António Guterres, entre 1995 e 2002, enquanto a última coincidiu com os executivos chefiados por Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, entre 2002 e 2005.
Antes da passagem pelo Parlamento, desempenhou funções como secretária-adjunta do Governador de Macau, tendo sido nomeada, em 1989, pelo então Presidente da República, Mário Soares.
Após o 25 de Abril, presidiu também à Comissão da Condição Feminina, organismo público que esteve na origem da atual Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Foi provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Maria do Carmo Romão exerceu ainda funções como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre janeiro de 1996 e dezembro de 2001.
Quando terminou funções na instituição, recebeu um louvor público do Governo pelo desempenho do cargo.
Leia também: Seguro destaca “firmeza” de Maria do Carmo Romão na defesa da igualdade
















