Estão abertas as inscrições para os restaurantes que pretendam integrar a primeira edição do “Travessas de Lagos”, um novo evento gastronómico que irá decorrer ao longo de todo o mês de maio de 2026, no concelho.
Inspirada na tradição portuguesa de partilha à mesa, a iniciativa propõe um percurso por diversos estabelecimentos aderentes, convidando residentes e visitantes a descobrir diferentes travessas de petiscos concebidas para consumo em grupo.
Travessas exclusivas e menu com preço fixo
Os restaurantes participantes são desafiados a criar uma travessa exclusiva para quatro pessoas, com base na identidade gastronómica local, privilegiando produtos regionais, receitas tradicionais ou abordagens contemporâneas da cozinha algarvia.
Cada proposta será integrada num menu de preço fixo de 20 euros, que inclui a travessa de petiscos e quatro bebidas.
Inspirado em eventos como a Rota das Tapas ou a Rota do Petisco, o formato foi concebido para garantir simplicidade e equilíbrio, tanto para os participantes como para os estabelecimentos.
Os visitantes poderão adquirir previamente um “Passe Partilha”, no valor de 2,50 euros, que permite o acesso ao circuito de restaurantes aderentes através de um sistema digital.
Dinamização da restauração e promoção do território
A organização sublinha que o evento representa uma oportunidade para os restaurantes reforçarem a sua visibilidade, atrair novos públicos e contribuir para a dinamização do setor durante a primavera.
A iniciativa pretende também afirmar Lagos como um destino de referência na valorização da gastronomia, da partilha e da identidade cultural do Algarve.
O número de inscrições é limitado, mas os restaurantes interessados em participar podem obter mais informações e formalizar a sua inscrição através da organização do evento no email [email protected] ou através do whastapp +351 912 417 907.
Leia também: Sabores da serra em destaque no Mercado do Caldeirão em São Brás
















