Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Algarve, Desporto

Sporting e Benfica voltam a medir forças na Supertaça pela quinta vez no Estádio Algarve

Clássico eterno entre Sporting e Benfica regressa ao Estádio Algarve para mais uma final da Supertaça, agendada para 31 de julho

08:35 17 Junho, 2025 08:38 17 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Estádio Algarve vai acolher pela quinta vez a Supertaça Cândido de Oliveira, em 31 de julho, entre o Sporting e Benfica, confirmou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O recinto construído para o Euro2004, no limite dos concelhos de Faro e Loulé, vai opor na 47.ª edição os rivais lisboetas, pela terceira vez seguida, depois da goleada ‘encarnada’, por 5-0, em 2019, e do triunfo ‘verde e branco, por 1-0, em 2015.

O Benfica, de Bruno Lage, dificilmente poderia ter começado melhor a temporada de 2019/20, em que defendia o título de campeão, do que ao impor uma volumosa goleada aos ‘leões’, então do neerlandês Marcel Keizer, que viria a ser despedido à quarta jornada, mesmo depois de ter vencido uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal.

Dois golos do capitão Pizzi, um de Rafa, um de Grimaldo e outro do então suplente Chiquinho deram expressão ao triunfo ‘encarnado’, que, no entanto, não fazia antever o surpreendente desfecho do campeonato, em que o FC Porto, de Sérgio Conceição, viria a recuperar de sete pontos de desvantagem relativamente ao Benfica e a sagrar-se campeão.

O anterior dérbi no recinto algarvio foi igualmente aceso, mas por marcar a estreia de Jorge Jesus no comando técnico do Sporting, após ter sido resgatado pelo ex-presidente ‘leonino’ Bruno de Carvalho ao então bicampeão Benfica, que tinha recrutado Rui Vitória ao Vitória de Guimarães.

Um golo fortuito do peruano Carrillo, que viria a vestir a camisola do rival, desviado pelo colombiano Téo Gutiérrez, ofereceu um início auspicioso ao Sporting, de Jesus, que viria apenas a erguer outro troféu de verde e branco, a Taça da Liga, de 2017/18.

Pelo meio, entre estes dois dérbis, Aveiro foi o palco escolhido para oito decisões de um total de 14, desde que o troféu é disputado num só jogo, a partir de 2001.

Benfica e Sporting celebraram ainda uma conquista cada no Estádio Algarve, com o emblema das ‘águias’ a erguer o troféu em 2005, diante do Vitória de Setúbal, por 1-0, e o dos ‘leões’ frente ao FC Porto, em 2008, por 2-0.

Além de Algarve e Aveiro, a decisão em campo neutro da Supertaça já aconteceu noutros quatro recintos, com Leiria à cabeça, em duas ocasiões, mas também Vila do Conde, Setúbal e Guimarães, com uma cada.

Em 1979, a edição inaugural foi disputada num só jogo, no Estádio das Antas, no Porto, onde o Boavista surpreendeu o campeão FC Porto, atual detentor do troféu e recordista de conquistas com 24, mais do que todos os outros vencedores juntos.

Sporting ou Benfica vão destacar-se nesta hierarquia, uma vez que contam nove vitórias cada, enquanto o agora secundário Boavista soma três e o Vitória de Guimarães uma.

Quando disputada a duas mãos, a Supertaça Cândido de Oliveira contou com cinco finalíssimas, a primeira em 1984/85, única edição decidida em quatro jogos, já que o desempate também foi a duas mãos, em casa e fora.

Posteriormente, as decisões foram em campo neutro, as duas primeiras (1990/91 e 1992/93) em Coimbra, já disputadas nas temporadas de 1992/93 e 1994/95, e as outras em Paris, nas edições de 1993/94 e 1994/95.

Resultados da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol disputadas no Algarve:

  • Época 2018/19:

04/08/19 Faro/Loulé BENFICA – Sporting, 5-0

(Rafa 40, Pizzi 60, 75, Grimaldo 64, Chiquinho 90)

  • Época 2014/15:

09/08/15 Faro/Loulé Benfica – SPORTING, 0-1

(André Carrillo 53)

  • Época 2007/08:

16/08/08 Faro/Loulé SPORTING – FC Porto, 2-0

(Yannick Djaló 45, 57)

  • Época 2004/05:

13/08/05 Faro/Loulé BENFICA – Vitória de Setúbal, 1-0

(Nuno Gomes 52)

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro (não é o seguro nem a carta)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Xpeng. Crédito: DR
Auto Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Xpeng. Crédito: DR
Auto, Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia, Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Últimas Notícias

  • Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
    Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
  • Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
    Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
  • Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
    Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
  • Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
    Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
  • Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso
    Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal