Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Sismo. Crédito: Foto DR
Sismo. Crédito: Foto DR
Algarve

Sismo sentido no Algarve este domingo: abalo ocorreu ao largo do Cabo de São Vicente

O sismo de magnitude 4,1 foi registado este domingo ao largo do Algarve e sentido em Lagos e Portimão

17:00 28 Junho, 2026 16:48 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um sismo de magnitude 4,1 foi registado na manhã deste domingo ao largo do Algarve, tendo sido sentido em alguns concelhos do distrito de Faro. O abalo ocorreu a cerca de 70 quilómetros a oeste-sudoeste do Cabo de São Vicente e, até ao momento, não causou danos.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o tremor de terra foi registado pelas 07h59 deste domingo, 28 de junho.

O sismo teve magnitude 4,1 e foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli modificada nos concelhos de Lagos e Portimão.

Abalo sentido em Lagos e Portimão

A informação disponível indica que o sismo foi sentido no Barlavento algarvio, sobretudo nos concelhos de Lagos e Portimão.

Apesar do abalo, o IPMA adianta que não há registo de danos pessoais ou materiais associados a este episódio.

O instituto acrescenta ainda que, caso a situação o justifique, serão emitidos novos comunicados.

Epicentro ao largo do Cabo de São Vicente

O epicentro foi localizado a cerca de 70 quilómetros a oeste-sudoeste do Cabo de São Vicente, uma zona onde é relativamente comum ocorrer atividade sísmica devido ao enquadramento geológico da região.

A localização ao largo da costa algarvia ajuda a explicar o facto de o sismo ter sido sentido em alguns pontos do distrito de Faro, mas sem efeitos relevantes em terra.

A intensidade máxima comunicada pelo IPMA, II/III na escala de Mercalli modificada, corresponde a um abalo fraco, que pode ser sentido por algumas pessoas, sobretudo em repouso ou em edifícios.

O que significa magnitude 4,1?

Na classificação habitualmente usada para sismos, uma magnitude entre 4,0 e 4,9 é considerada ligeira. Estes abalos podem ser sentidos pela população, mas raramente provocam danos significativos quando ocorrem a alguma distância da costa ou em zonas sem grande exposição.

A escala de magnitude mede a energia libertada no foco do sismo. Já a escala de Mercalli modificada avalia os efeitos sentidos pelas pessoas, objetos e estruturas.

Por isso, dois sismos com magnitude semelhante podem ter impactos diferentes, dependendo da profundidade, distância ao epicentro, tipo de solo e proximidade de zonas habitadas.

Sem danos registados

Até ao momento, não foram comunicados danos pessoais ou materiais na sequência deste sismo.

O IPMA mantém a monitorização da atividade sísmica e poderá atualizar a informação caso sejam recolhidos novos dados sobre o abalo.

O episódio desta manhã volta a recordar que o Algarve, em especial a zona mais ocidental, se encontra numa área onde a atividade sísmica é acompanhada com atenção pelas autoridades.

Leia também: Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pode perder os 10 cêntimos das embalagens? Há regras para receber o depósito de volta

08:20 21 Julho, 2026 09:00 21 Julho, 2026 | João Luís

Sistema Volta já está em funcionamento, mas nem todas as embalagens dão direito a reembolso no momento da devolução

Algarve Política

PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento

12:18 21 Julho, 2026 12:28 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas reclamam mais trabalhadores, ligações ao aeroporto e à universidade e o prolongamento dos serviços nacionais até Lagos e VRSA

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Nacional Saúde

Chegou a Portugal uma nova técnica que melhora o diagnóstico do cancro da próstata

08:40 21 Julho, 2026 16:13 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Unidade de saúde portuguesa passou a utilizar uma técnica mais precisa para diagnosticar o cancro da próstata, reduzindo o risco de infeções

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Algarve Cultura

Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”

12:00 21 Julho, 2026 12:05 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cantora algarvia lança a 24 de julho uma nova leitura do clássico eternizado por Lena d’Água e antecipa o álbum "Ela por Elas"

Luís Montenegro a discursar.
Algarve

Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)

11:40 21 Julho, 2026 11:20 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chefe do Governo deverá permanecer em Portugal durante os próximos meses e manter a agenda política, admitindo apenas pausas pontuais

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Algarve Cultura

Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro

12:41 21 Julho, 2026 12:43 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo cultural leva música ao passadiço da Praia do Carvoeiro e prossegue esta quarta-feira com o projeto Magnólia, em voz e piano

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pode perder os 10 cêntimos das embalagens? Há regras para receber o depósito de volta

08:20 21 Julho, 2026 09:00 21 Julho, 2026 | João Luís

Sistema Volta já está em funcionamento, mas nem todas as embalagens dão direito a reembolso no momento da devolução

Algarve, Política

PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento

12:18 21 Julho, 2026 12:28 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas reclamam mais trabalhadores, ligações ao aeroporto e à universidade e o prolongamento dos serviços nacionais até Lagos e VRSA

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

Chegou a Portugal uma nova técnica que melhora o diagnóstico do cancro da próstata

08:40 21 Julho, 2026 16:13 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Unidade de saúde portuguesa passou a utilizar uma técnica mais precisa para diagnosticar o cancro da próstata, reduzindo o risco de infeções

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Algarve, Cultura

Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”

12:00 21 Julho, 2026 12:05 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cantora algarvia lança a 24 de julho uma nova leitura do clássico eternizado por Lena d’Água e antecipa o álbum "Ela por Elas"

Luís Montenegro a discursar.
Algarve

Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)

11:40 21 Julho, 2026 11:20 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chefe do Governo deverá permanecer em Portugal durante os próximos meses e manter a agenda política, admitindo apenas pausas pontuais

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech, Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Algarve, Cultura

Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro

12:41 21 Julho, 2026 12:43 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo cultural leva música ao passadiço da Praia do Carvoeiro e prossegue esta quarta-feira com o projeto Magnólia, em voz e piano

Últimas Notícias

  • Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
    Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
  • PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
    PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
  • Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
    Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
  • Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)
    Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)
  • Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária
    Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

Opinião

  • Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
    Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal