O jovem autor Duarte Mariano faz a sua estreia literária com o conto “O Triste”, cuja apresentação está marcada para esta sexta-feira, 24 de outubro, às 19:00, no espaço Templo do Tempo, situado na Estação de Silves. A obra é uma publicação da Arandis Editora.
Segundo a editora, “‘O Triste’ relata o dia a dia de um indivíduo igual a tantos outros, que vive aprisionado à rotina da casa/trabalho, escravizado a um vencimento que mal chega para viver, mas ao qual se agarra como a uma espécie de bote salva-vidas.”
A história retrata “um dos invisíveis, que diariamente são vistos por centenas de pessoas, com quem ninguém fala ou cumprimenta”, convidando o leitor a refletir sobre o isolamento e a alienação social.
Em síntese, “‘O Triste’ fala da ausência de empenho na obtenção de alegrias”, num conto que destaca “a maturidade e a experiência de vida invulgares” de um autor de apenas 27 anos.
Duarte Mariano nasceu em Lisboa, mas reside no Algarve há mais de 20 anos, onde tem raízes familiares. É licenciado em Património Cultural e mestre em Relações Internacionais e Estudos Europeus, conciliando a sua atividade profissional com a dedicação às artes, em particular a pintura e a escrita.
Leia também: Estes reformados estão em risco de perder a pensão em 2026: saiba se está na lista


















