O modelo de referência da Meteored revela as principais tendências quanto ao tempo previsto para abril 2025, segundo mês da primavera climatológica. Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, analisa os principais destaques da precipitação e temperatura esperados em Portugal para o mês de abril.
“A análise à climatologia de abril é fundamental para entender os vários estados de tempo típicos do quarto mês do ano, bem como o comportamento que os elementos climáticos costumam apresentar nas diferentes geografias de Portugal. Em abril o aumento térmico é cada vez mais notório, apresentando uma temperatura média de 14 ºC no Continente”, afirma o geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal.

O famoso provérbio “abril, águas mil” refere-se a um período em que as pessoas possuem a perceção de que chove bastante. Sendo abril o sexto mês mais chuvoso do ano em Portugal continental, trata-se de uma perceção que não surpreende. O quarto mês do ano apresenta, em média, uma precipitação acumulada de 75,5 mm, inferior à de março, mas superior à de fevereiro.
Tempo ligeiramente mais quente do que o habitual em várias regiões
Segundo a Climatologia, no interior Norte e Centro a média da temperatura máxima varia entre 13 ºC (Guarda) e 17 ºC (Vila Real), no Litoral Norte entre 18 e 19 ºC, em grande parte das capitais distritais do Centro entre 18 ºC e 20 ºC e na Área Metropolitana de Lisboa, Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo e Faro ronda os 20 ºC.
De acordo com o modelo de referência da Meteored, a previsão para abril 2025 indica temperaturas ligeiramente superiores ao normal(anomalia térmica positiva) nos distritos de Castelo Branco e Portalegre, em todas as regiões situadas a norte do rio Mondego, nos Grupos Central e Oriental dos Açores e em quase todo o arquipélago da Madeira (0,5 a 1 ºC acima da média climatológica de referência). Nas restantes regiões do Continente, no Grupo Ocidental dos Açores e numa pequena porção da ilha da Madeira, para abril 2025, não se detetam desvios da temperatura em relação aos valores médios de referência.
Prevê-se um abril mais chuvoso e instável do que o normal em algumas regiões
A Climatologia mostra que em abril a precipitação média total costuma superar os 100 mm nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, sendo que nas principais estações meteorológicas da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve varia entre 39 mm (Faro) e 78 mm (Portalegre). No arquipélago da Madeira esse valor costuma fixar-se em torno dos 44 mm e no dos Açores chega quase aos 85 mm.
Para abril 2025 os mapas de referência da Meteored apostam em mais chuva do que o normal em grande parte das Regiões Norte e Centro, salientando-se os distritos que se situam a oeste da Barreira de Condensação e algumas zonas em torno da Serra da Estrela (distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto integralmente; distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro, Coimbra, Guarda e Castelo Branco parcialmente), com uma anomalia de precipitação positiva de 10 a 20 mm.
No Nordeste Transmontano preveem-se entre 5 e 10 mm acima da média, assim como nos Grupos Central e Oriental dos Açores. Para o resto do Continente, Grupo Ocidental dos Açores e quase todo o arquipélago da Madeira não há perspetiva de desvios da precipitação em relação à média.
Mais informação no artigo original: Previsão do tempo em Portugal para abril: será “águas mil”? Alfredo Graça conta-lhe o que esperar da chuva e temperatura
Leia também: Agora é oficial: União Europeia altera idade mínima para tirar a carta de condução (e não só)