O RYLA Algarve 2025 – Distrito 1960 vai decorrer entre 7 e 10 de abril, em Albufeira, encontrando-se as inscrições abertas até dia 15 de março. O Rotary Youth Leadership Award (RYLA) não é apenas um evento, mas sim uma experiência transformadora que promove o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens líderes. Com um programa de excelência reconhecido mundialmente, esta iniciativa capacita os participantes através de desafios, palestras e atividades que incentivam o crescimento e a liderança.
Porquê participar no RYLA?
- Desenvolvimento de autoconfiança e competências de liderança
- Oportunidade de contacto com líderes comunitários inspiradores
- Exploração de temas atuais e inovadores
- Criação de uma rede de contactos e novas amizades
- Preparação para os desafios do futuro
A edição de 2019, também realizada em Albufeira, foi um enorme sucesso, e a organização pretende repetir o impacto em 2025. O Rotary Club de Albufeira já garantiu toda a logística necessária – com o hotel reservado e o programa estruturado –, mas agora é essencial o envolvimento dos Clubes Rotários para indicar os jovens participantes.
O RYLA 2025 conta com o apoio institucional e logístico de várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Albufeira, o Inatel Albufeira, Navibordo e o Natura Algarve Club, que reconhecem a importância da formação de jovens líderes para a comunidade. Outras parcerias estão atualmente a ser estabelecidas.
Inscrições e contactos
As inscrições decorrem até 15 de março. Para mais informações e indicações de participantes, os interessados devem contactar o Rotary Club de Albufeira através dos email: [email protected] | [email protected] | [email protected] ou do telemóvel: 964 007 070
O RYLA 2025 promete ser uma experiência única para jovens que desejam desenvolver as suas competências de liderança e preparar-se para os desafios do futuro. A participação nesta iniciativa representa uma oportunidade de crescimento e aprendizagem num ambiente de partilha, desafios e inspiração.
PROGRAMA DO RYLA 2025
1.º Dia – 7 de abril (segunda-feira)
- 16:30 – Receção no alojamento (Natura Algarve Club)
- 17:30 – Boas-vindas e atividade de integração
- 18:30 – Dinâmica “Quem sou e o que faço aqui?”
- 20:00 – Jantar no INATEL
- 21:00 – Palestra “Rotary – O Movimento”, com Isabel Lopes
- 22:00 – Atividade de grupo “Drácula”
- 23:00 – Descanso
2.º Dia – 8 de abril (terça-feira)
- 08:00 – Pequeno-almoço
- 09:30 – Visita à Câmara Municipal de Albufeira com o presidente José Carlos Rolo
- 10:30 – Transporte para a atividade de canoagem
- 11:30 – Canoagem no Rio Arade ou no mar (condicionado ao estado do tempo)
- 14:00 – Almoço-convívio em Fontes de Estômbar ou na praia
- 17:00 – Palestra “Liderança em Contexto Social”, com o padre Pedro Manuel
- 17:30 – Palestra “Jovens Empreendedores”, com Frederico Ferreira
- 19:00 – Palestra “Inteligência Artificial”, com Isadora Justo
- 20:00 – Jantar no INATEL
- 23:00 – Descanso
3.º Dia – 9 de abril (quarta-feira)
- 08:00 – Pequeno-almoço
- 09:00 – Saída para a Senhora da Rocha, Armação de Pêra
- 09:30 – Passeio pedonal pela falésia da Senhora da Rocha até à Praia da Marinha, com guias
- 12:30 – Almoço com palestra motivacional “Project Management and Building Relations”, com Jorge Amador
- 15:00 – Atividade de team building com estações desportivas na Praia dos Alemães (voleibol, badminton, petanca, tiro com arco, bumper balls)
- 17:00 – Conversa sobre “Liderança Desportiva”, com Jorge Amador
- 17:30 – Apresentação de kits de sobrevivência para humanos e animais, com Cláudia Guedelha (Proteção Civil)
- 20:30 – Jantar festivo com entrega de certificados e discursos dos participantes no Hotel INATEL
- 23:00 – Descanso
4.º Dia – 10 de abril (quinta-feira)
- 08:00 – Pequeno-almoço
- 09:00 – Visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira
- 09:30 – Atividade “Bombeiro por uma manhã”: fogos urbanos e socorro pré-hospitalar
- 10:30 – Palestra “Disciplina, Motivação e Liderança”, com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira
- 13:00 – Almoço de despedida e reflexão conjunta “Como estou e o que fiz aqui?”
- 15:00 – Regresso ao alojamento e partida dos participantes
Leia também: Adeus papel: há uma nova regra para quem viaja na Ryanair que pode fazer com que ‘fique em terra’
