A Juventude Socialista (JS) de Loulé realizou, a 2 de novembro, o seu processo eleitoral interno, que reconduziu José Adelino Cavaco Nascimento como presidente da estrutura concelhia para o mandato 2025-2027. O ato eleitoral elegeu igualmente um novo Secretariado, uma nova Mesa da Assembleia Concelhia e a equipa de representantes na Comissão Política Concelhia (CPC) do PS Loulé.
Num momento marcado pela renovação interna, a JS Loulé expressa “o seu profundo agradecimento à camarada Josiana Isabel Jesus Forte Palma”, presidente cessante da Mesa da Assembleia Concelhia e que concluiu o mandato como 2.ª secretária da CPC do PS. Segundo a estrutura, “a sua dedicação, empenho e sentido de responsabilidade dignificaram de forma exemplar o papel da Juventude Socialista na estrutura concelhia”. A JS salienta ainda o reconhecimento ao PS Loulé pela confiança demonstrada ao permitir que “uma jovem assumisse este cargo de responsabilidade”.
Após as eleições, e na sequência do convite do presidente da CPC, Vítor Aleixo, e do presidente da Mesa da CPC, Rui Lourenço, coube ao presidente da JS Loulé a indicação de uma proposta para ocupar o lugar deixado por Josiana Forte Palma. A candidatura apresentada foi a de Rita Martins da Silva Figueiredo, eleita por unanimidade pela CPC em 21 de novembro de 2025.
Perfil da nova representante
Com 18 anos, Rita Figueiredo é estudante de Direito na Universidade de Coimbra e integra o Secretariado Concelhio da JS Loulé. Exerceu funções como coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudantes Socialistas da Escola Secundária de Loulé e apresenta já um percurso de intervenção cívica e juvenil assinalável.
Apresentou o projeto “Renov’Arte” na COP29, em Baku; desenvolveu o programa “Conselheiros da Cidadania” com a MyPolis; e coordenou o evento “Conversas que Orientam” em dois estabelecimentos de ensino de Loulé. Foi porta-voz no Parlamento dos Jovens e presidente da Comissão de Finalistas de Aguiar da Beira, tendo ainda participado no projeto “Governo Jovem” no ano letivo 2022/23.
O presidente da JS Loulé sublinha o sentido de missão da jovem dirigente: “A Rita é uma camarada dedicada, movida por princípios sólidos e valores que muito dignificam a Juventude Socialista e o nosso concelho. A sua capacidade de ouvir e de construir em conjunto faz dela uma jovem com um enorme sentido de responsabilidade e um profundo compromisso com a causa pública.”
A Juventude Socialista de Loulé afirma que “orgulha-se desta representação jovem, competente e profundamente comprometida com o futuro do concelho, reforçando o seu empenho em promover uma participação política ativa e orientada para as necessidades e aspirações da juventude”.
Leia também: Mercadona oficializa: esta é a origem das laranjas que serão vendidas este inverno (e não são do Algarve)















