A partir desta sexta-feira, 23 de maio, a Zona Ribeirinha de Portimão será palco do evento “Ribeirinha Beach”, uma iniciativa da associação cultural P.O.I.S. – Palco das Ondas Invisíveis Studio, que decorre até 1 de junho, entre as 17:00 e as 22:00. A estreia acontece junto ao Clube Naval de Portimão e propõe um programa diversificado com música, animação, performances, jogos tradicionais, workshops e tertúlias ao ar livre.
Para além da componente artística e recreativa, a iniciativa levanta uma reflexão em torno do turismo balnear e da sua relação com a sustentabilidade e a economia local. A P.O.I.S. defende um turismo urbano mais qualitativo, centrado no valorização do património, das tradições e do saber-fazer local, e considera essencial envolver a comunidade na construção de uma cidade mais inclusiva e participativa.

O recinto montado junto ao Clube Naval acolhe diariamente várias atividades. O dia de abertura conta com a atuação do DJ Manawee, Abanda (às 19:00) e AFROBEaTS (às 21:00). No sábado, destaque para um workshop de dança (18:00) e os concertos de MudBlood (19:00) e CrashDoll (21:00), terminando com uma after party no espaço cultural Aldeia.
No domingo, 25 de maio, a programação inclui workshops criativos (17:00), a performance “Amor de Verão”, promovida pela Bóia Associação Cultural (20:30), e a instalação-performance “O turismo é fogo que arde sem se ver”, em colaboração com o Pátio (21:30).
Durante a semana, haverá aulas de yoga, DJ sets, música ao vivo e oficinas, com propostas como 2Nobre Folk Music (dia 28), DJ anos 80 e o concerto da Banda Brazil (dia 29). A tertúlia “Algarve: Turismo e População”, organizada pela Associação Cívica Cidade e Participação, terá lugar no dia 30, às 17:00, antecedendo os concertos de Rude Lion (19:00) e Ben & the Pirates (21:00).
O penúltimo dia, 31 de maio, será animado por DJ Manawee (19:00) e Deelight (21:00). O encerramento, a 1 de junho, contará com workshops criativos (17:00), a apresentação de Pandora (18:30), o espetáculo de Duo Niu, um workshop de dança (19:30) e nova exibição da instalação-performance “O turismo é fogo que arde sem se ver” (20:30).
A associação P.O.I.S., também responsável pelo “Indireita Street Fest”, prossegue assim a sua missão de dinamizar o espaço público através da cultura e da participação cívica, promovendo eventos de qualidade que contribuem para transformar Portimão numa “Feli-Cidade” viva e partilhada.
Leia também: Adeus carta de condução? Conheça a idade máxima para continuar a conduzir