O Centro Equestre de Vilamoura vai regressar ao circuito internacional de saltos de obstáculos em outubro de 2025, dando início a uma parceria significativa e de longo prazo com a Grandprix, entidade organizadora de eventos internacionais de saltos de obstáculos.
A Winter Tour organizada pela Grandprix vai decorrer ao longo de 20 semanas, de outubro a abril, com competições CSI3, CSI4 e até CSI5, juntando-se aos famosos Longines Deauville Classic, Chantilly Classic, Le Touquet Classic e Cabourg Classic, que atraem alguns dos principais performers de saltos de obstáculos do mundo.
O regresso à competição marca o início de uma nova era para Vilamoura, assim como para o novo Centro Equestre, que atualmente se encontra a ser renovado, com o objetivo de se tornar numa instalação de cinco estrelas e de prestígio.
Após esta renovação, o centro será constituído por três novas arenas de areia, com sistema de drenagem ebb-and-flow, cada uma com mais de 6.500m², e uma grande arena de relva com 14.000m². Além disso, esta renovação inclui também quatro picadeiros de aquecimento, com superfície ondulada, a maior arena coberta de treino livre da Europa, com mais de 6.000m², e uma clínica veterinária de última geração.
Estas melhorias não ficam por aqui e incluem ainda mais de 1.000 novos estábulos fixos, três espaços de convívio premium com uma área VIP, um percurso para cavalos de 3 km e uma área de treino livre em relva, de 30.000m², numa reserva natural, proporcionado uma experiência única e exclusiva a todos os visitantes.
“O regresso do Circuito Internacional de Saltos de Obstáculos representa um avanço significativo no percurso de Vilamoura para se tornar extraordinária”, afirma Isolete Correia, CEO de Vilamoura, acrescentando que “com a construção já avançada da nova marina, novas ofertas residenciais e outras instalações desportivas, Vilamoura está a elevar os seus padrões de qualidade, design e sustentabilidade”.
Por sua vez, Nuno Sepúlveda, co-CEO da Details, cuja função passa por gerir as instalações desportivas em Vilamoura, afirma que “o nosso objetivo é criar um ambiente que corresponda à paixão e dedicação dos cavaleiros, assim como dos seus cavalos. Com estas instalações de última geração, estamos não só a melhorar a qualidade das competições, mas também a garantir o máximo conforto e segurança para todos os participantes. Regressar aos circuitos internacionais e trabalhar com a Grandprix para organizar um evento espetacular no próximo ano mostrará o trabalho diário e as melhorias que estamos a levar a cabo. Tenho a certeza de que todos os que assistirem ao evento encontrarão uma instalação de primeira classe, ao nível das melhores do mundo”.
“Estamos muito entusiasmados por poder trazer o nosso evento para um local renovado e tão prestigiado como o Centro Equestre de Vilamoura. A combinação de instalações de última geração e a sua localização deslumbrante fazem deste destino o lugar ideal para as nossas competições internacionais de saltos de obstáculos. Esperamos uma parceria bem-sucedida e poder proporcionar experiências inesquecíveis, tanto aos participantes como aos espectadores que passem por Vilamoura”, afirma Vincent Goehrs, fundador da Grandprix.
Por fim, Bruno Rente, presidente da Federação Equestre Portuguesa, refere que “a revitalização do Centro Equestre de Vilamoura é um marco significativo para a comunidade equestre em Portugal e mundial. Esta instalação renovada não só atrairá talentos internacionais de topo, como também irá promover o desenvolvimento de cavaleiros e comissários de provas. Estamos muito entusiasmados por poder apoiar esta iniciativa e ansiosos por testemunhar competições de classe mundial num cenário tão magnífico”.
Os interessados em mais informações sobre o Centro Equestre de Vilamoura devem clicar aqui.
Leia também: Longe da confusão, há uma praia do Algarve que está deserta até no verão