A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou na noite desta quinta-feira uma operação de busca e salvamento de quatro homens, de nacionalidade espanhola, após naufrágio da embarcação onde seguiam.
O alerta foi dado às 23:10 através de chamada da GNR a advertir para “o facto de a embarcação de pesca “Praia Monte Gordo” se encontrar a afundar, com quatro tripulantes a bordo, a cerca de 7 milhas náuticas, o equivalente a 13 quilómetros, a sul de Olhão”.
“De imediato, e em coordenação com o capitão do Porto de Olhão, foram ativados o navio da Marinha NRP Cassiopeia e a embarcação da Estação Salva-vidas de Olhão. Foram, também, alertadas e coordenadas diversas embarcações de pesca que se encontravam nas imediações para apoio aos náufragos”, explica a Marinha em comunicado.
O resgate das quatro pessoas foi feito pela embarcação de pesca “Costasul”, que se encontrava mais próxima do local, “tendo realizado o transbordo dos náufragos para a embarcação da Estação Salva-vidas, que os transportou para o Porto de Olhão. Ao chegarem a terra os elementos foram assistidos pelo INEM, encontrando-se bem de saúde”.
A Marinha destaca que “através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua em todas as águas de jurisdição nacional a incidentes que possam ocorrer”.
Leia também: Embate entre carro e comboio no Algarve provoca três feridos