O Plano Estratégico para a Juventude de Lagos (PEJ) foi aprovado pela Câmara Municipal, na sua primeira reunião de junho. O documento que traça as estratégias setoriais locais para esta área, a implementar até 2027, vai agora ser presente à apreciação da Assembleia Municipal.
“Educação e Formação & Emprego e Empreendedorismo, Promoção da Saúde/Prevenção da Doença e Habitação Jovem são as grandes áreas de políticas públicas valorizadas neste documento estratégico”, explica a autarquia em comunicado.
O Plano reflete a recolha de “um conjunto alargado de recomendações e propostas, obtidas através de um processo participativo de consulta aos jovens do concelho, técnicos e outros intervenientes com responsabilidades em matéria de juventude”.
Neste processo de construção do PEJ foram envolvidos mais de uma centena de atores locais e cerca de 800 jovens, através de uma metodologia que procurou aumentar o sentimento de pertença e a proximidade entre cidadãos e agentes políticos nos processos de tomada de decisão.
O produto final incide em oito áreas de políticas públicas, organizadas por eixos de intervenção e objetivos estratégicos.
A priorização efetuada pela juventude, através das respostas dadas ao questionário, revela que no topo das suas preocupações estão as áreas da “Educação e Formação”, a que se juntou o “Emprego e Empreendedorismo”, da “Promoção da Saúde e Prevenção da Doença” e da “Habitação Jovem”.
Na primeira apresentação do Plano, realizada ainda em março e que foi especialmente destinada aos órgãos do município, às entidades parceiras auscultadas e aos jovens que tiveram parte ativa no processo, Sara Coelho, vereadora da área, explicou os motivos que levaram o município a encetar este processo, uma vez que, apesar das muitas iniciativas destinadas aos jovens já promovidas pela autarquia, sentia-se a necessidade de auscultar a juventude quanto às suas reais necessidades, interesses, preocupações, aspirações e propostas de medidas e soluções, criando, assim, o enquadramento para uma ação mais dirigida e adequada.
No encerramento dessa sessão, efetuado por Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, e por Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do IPDJ, ambos sublinharam a necessidade de se promover uma maior aproximação aos jovens, ouvindo e trabalhando com a juventude, numa dinâmica que envolva igualmente outras áreas e entidades, uma vez que as políticas da juventude são transversais.
Para o processo de elaboração do PEJ, o município contou com o apoio da Dypall Network (Developing Youth Participation at Local Level), associação para o desenvolvimento da participação cidadã com trabalho e experiência demonstrados nesta área.
Apesar de se encontrar em fase de aprovação formal, “parte das ações inscritas no Plano Estratégico para a Juventude de Lagos estão já a ser implementadas, como é o caso do programa de atividades #DESCOBRE, no âmbito do qual foram dinamizadas sessões dos projetos MYPolis, Todos Contam, CUIDA-TE+ e F@z-te aos Exames”, destaca a autarquia.
Leia também: Preço do azeite deve cair a pique. Saiba os motivos