Um homem de 40 anos, procurado pelas autoridades francesas e condenado em França a cinco anos de prisão por tráfico de armas e branqueamento de capitais, foi detido em Tavira pela PolÃcia Judiciária (PJ).
A detenção foi realizada pela Unidade de Informação Criminal da PJ, na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias francesas, revelou a força policial em comunicado.
O suspeito, de nacionalidade luso-francesa, tinha sido condenado pela justiça francesa a uma pena de cinco anos de prisão pela prática de crimes de tráfico de armas e branqueamento de capitais.
Mandado europeu levou à detenção em Tavira
Segundo a polÃcia, os factos que desencadearam o processo judicial remontam a 2023, quando funcionários aduaneiros revistaram, numa portagem de uma autoestrada, um veÃculo conduzido pelo agora detido.
No interior da viatura foram encontrados 18.720 euros, duas granadas, uma pistola, um carregador e cinco munições de calibre 09 milÃmetros, especifica a polÃcia.
As investigações realizadas pelas autoridades francesas “identificaram outros casos de transporte de mercadorias proibidas e de dinheiro” entre Portugal e a região da Normandia.
O detido vai ser presente ao Tribunal da Relação de Évora, para aplicação das medidas de coação, conclui a PJ.
Leia também: Nem Stonehenge nem o Alentejo: esta vila algarvia tem 250 menires numa área de 42 km² e trata-se de um marco histórico mundial
















