Nos dias 31 de maio e 1 de junho, Paderne encantará os mais pequenos com o projeto “O Arco da Íris“, uma festa colorida repleta de dinâmicas, expressões artísticas e educação para a sustentabilidade. Através do movimento e da emoção, as crianças serão desafiadas a explorar, aprendendo através do brincar.
O evento será organizado pela Junta de Freguesia de Paderne e pela Associação Albufeira Activa, com o apoio de vários parceiros. A dinâmica e a envolvência da comunidade, num trabalho de parceria e em rede, potencia os recursos de cada instituição, colocando-os em sintonia ao serviço das crianças.
“São de louvar projetos como este,” diz Cristina Ramos, da Junta de Freguesia de Paderne. “O Arco da Íris junta a alegria de brincar ao aprender e incentivar a leitura nos mais pequenos. Assim, juntamo-nos aos nossos pequenos Padernenses neste dia tão especial para eles. Celebramos com eles também a criança que temos dentro de cada um de nós!”
Gustavo Batista, bailarino da Associação Soul, partilha o seu entusiasmo: “É bom sentir o apoio e a oportunidade de poder partilhar a dança com os mais novos e poder contribuir para uma abertura de mentes na prática da dança em qualquer idade e género.”
“A equipa de apoio à atividade, composta por professores da ES Albufeira e os respetivos alunos do Curso Técnico de Desporto, já está preparada para mais uma manhã cheia de atividades, brincadeiras e muita alegria”, destaca Ana Barroso, professora da ES Albufeira.
Sílvia Guerreiro, responsável pela ARPA, reforça a motivação por trás do evento: “O que não te desafia, não te faz mudar,” ressaltando que a atividade é uma excelente oportunidade para as crianças enfrentarem novos desafios e crescerem com eles.
“Temos a expectativa de que este evento ajude a demonstrar a importância da interação entre crianças de várias idades, proporcionando uma ótima experiência, através da partilha de saberes de forma lúdica e inclusiva e que as experiências educativas em contextos diversificados sejam uma mais valia para todos os participantes e organizadores,” diz César Prates, da Escola de Capoeira Movimento Ginga.
As atividades incluem insufláveis, pinturas faciais, patinagem, ténis de mesa, capoeira, dança, step, jogos tradicionais, ginástica, expressões artísticas, e outras surpresas. Cada momento foi pensado para estimular a criatividade, a motricidade e a consciência sustentável nas crianças, proporcionando uma experiência rica e variada.
Durante o evento, será oferecido pela Junta de Freguesia de Paderne um exemplar da obra infantil “O Arco da Íris” a cada criança. Este gesto não só promove o acesso à literatura como também serve como uma ferramenta pedagógica para abordar a sustentabilidade.
“Através do brincar e da celebração, abraçamos um dos maiores desafios que temos em mãos. A percentagem de abandono ou desistência no 1º e 2º ciclos do ensino básico no Algarve é superior à média nacional. No caso do concelho de Albufeira, é mais do dobro da média nacional e a maior da região. Projetos de intervenção Educativa e Cultural, com foco na literacia e no desenvolvimento da criança no seu todo, são uma necessidade real e efetiva,” afirma Gabriela Pacheco, autora da obra.
O projeto tem como parceiros o Agrupamento de Escolas de Ferreiras, Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, Associação de Pais de Paderne, Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira, Padernense Clube – Secção de Ténis de Mesa, Associação Soul e Escola de Capoeira Movimento Ginga.
Leia também: Conheça as duas aldeias algarvias que são das mais bonitas do país