Situadas no barlavento algarvio, as vinhas UCA beneficiam da influência do mar e da proximidade privilegiada com a riqueza natural da Ria de Alvor, numa extensão de 27 hectares. Da mesma equipa que criou o vinho Arvad, um projeto vinícola de sucesso a poucos quilómetros dali, nasce agora a marca UCA Violinista, um novo conceito que eleva ainda mais a frescura e maresia algarvia. Sob a orientação do premiado enólogo Bernardo Cabral, um profundo conhecedor da região, esta nova linha de vinhos aposta na autenticidade e no respeito pelo terroir local.
“Muito leves e de baixo teor alcoólico, os vinhos UCA Violinista, disponíveis nas versões tinto, branco e rosé, resultam de uma produção com práticas de intervenção mínima e métodos ecológicos. Esta abordagem está alinhada com as preferências dos novos consumidores, que valorizam cada vez mais a inovação aliada aos processos artesanais na criação de vinhos frescos e genuínos”, destaca a Sociedade Agrícola do Rio Arade, produtora da marca.

Além da sua importância cultural, com vestígios que remontam ao período Neolítico, a Ria de Alvor é um verdadeiro santuário natural, onde sapais, dunas e canais de maré acolhem uma grande diversidade de espécies. Entre elas destaca-se o caranguejo-violinista (Uca tangeri), um dos habitantes mais icónicos do ecossistema, visível entre março e novembro, durante a maré baixa. Este crustáceo distingue-se pelo movimento da sua enorme pinça, que agita no ar como se estivesse a tocar violino, num ritual para atrair as fêmeas. Curiosamente, o Uca tangeri só pode ser encontrado no sul da Península Ibérica, sobretudo no Algarve, tornando-se assim o símbolo perfeito para esta vinha e dando nome ao vinho UCA Violinista.
Produzidos em solos argilo-calcários, com condução ao alto e poda em talão, os vinhos UCA Violinista recorrem a tecnologia sustentável, como sondas de monitorização de rega, que medem o stress hídrico das videiras, permitindo a rega apenas quando necessária. A biodiversidade é também valorizada, com a plantação de roseiras para atrair insetos polinizadores e atuar como sinal de alerta para eventuais doenças da vinha. Durante o período de dormência, as vinhas são pastoreadas por cabras, promovendo um controlo natural das infestantes e enriquecendo os solos de forma sustentável.
A linha UCA Violinista inclui três vinhos distintos, cada um refletindo a influência marítima e a identidade única deste terroir:
- UCA Violinista Tinto: elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Aragonês e Syrah, apresenta notas de frutos vermelhos maduros, chocolate preto e bergamota. Com um perfil ligeiramente salgado e aromático, revela uma textura sedosa e persistente, tornando-se ideal para acompanhar entradas e pratos de carne.
- UCA Violinista Branco: combina as castas Arinto e Boal, resultando num aroma tropical e cítrico, com notas de erva-doce e mineralidade conferida pelos solos argilo-calcários. A frescura marcante e o toque salgado evocam a proximidade do mar, harmonizando na perfeição com perceves, ostras, saladas e peixe grelhado.
- UCA Violinista Rosé: elaborado com as mesmas castas do tinto, distingue-se pelo tom rosado leve e pelas notas de groselha fresca, goiaba e um delicado toque floral. Reflete a origem atlântica do Algarve com uma frescura vibrante e salinidade subtil, sendo perfeito para pratos leves, mariscos ou gastronomia asiática.
Tal como o Uca tangeri reaparece com a chegada da primavera, marcando a renovação do sapal, também os vinhos UCA Violinista emergem para celebrar os sabores do Algarve. Com um caráter fresco e marítimo, esta gama convida a ser apreciada sem pressas, em momentos de festa ou descontração, adaptando-se a qualquer maré.
A UCA Violinista é uma nova marca de vinhos produzida na Sociedade Agrícola do Rio Arade, fundada por Pedro Garcia de Matos, empresário com uma vasta experiência nas áreas da agropecuária, imobiliária e turismo.
O projeto, atualmente com 27 hectares de vinha, tem uma forte incidência na preservação e desenvolvimento da casta autóctone do Algarve – a Negra Mole – com um impacto positivo no desenvolvimento agrícola através de práticas de desenvolvimento sustentáveis e na dinamização da economia local. Integrado numa zona com um enquadramento privilegiado, a nova marca vai desenvolver a curto prazo projetos de enoturismo diferenciados em pleno santuário da Ria de Alvor.
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