É certo que uma grande parte dos turistas que visitam o Algarve são de nacionalidade britânica e muitos deles também acabaram por vir morar para a região sul de Portugal. Ao contrário do que estavam habituados no seu paÃs de origem, no Algarve o sol ‘sai à rua’ mais de 300 dias por ano, a praia está sempre por perto e trata-se de uma região bastante tranquila, sobretudo durante a época baixa.
No entanto, alguns turistas ingleses começaram a ‘boicotar’ o Algarve e o restante território português em virtude da implementação de taxas turÃsticas em vários municÃpios do paÃs. Um artigo publicado no portal GB News destaca a introdução de uma taxa turÃstica no municÃpio de Oeiras, que se encontra perto de Lisboa. Neste momento, cada pessoa que pernoitar neste municÃpio tem de pagar um euro por noite.
Em Lisboa a taxa aumentou também
Também o municÃpio de Lisboa aumentou o valor da taxa turÃstica e este passou para o dobro. Se cada turista tinha de pagar dois euros por noite de taxa turÃstica, de momento passa a pagar quatro euros. No caso dos turistas que chegam de cruzeiro, a taxa turÃstica passou de um para dois euros por noite e por pessoa.
A taxa turÃstica no Algarve varia consoante a época do ano
Ainda no mesmo artigo é feita referência à implementação de taxa turÃstica em vários municÃpios do Algarve. “Aqueles que visitam partes da popular região do Algarve, em Portugal, também foram atingidos com o aumento dos impostos turÃsticos de dois euros por noite por pessoa durante a alta temporada (entre abril e outubro) e um euro durante a baixa temporada (entre novembro e março)”, lê-se na publicação britânica.
Recomendamos: Esta floreira com rodas do Aldi é uma solução prática para quem quer um jardim organizado
“Prometeram boicotar Portugal”
Perante este cenário, vários leitores do portal GB News “prometeram boicotar Portugal” devido ao aumento das taxas turÃsticas. “Eles vão perder muitos negócios, mas se é isso que eles querem”, sublinham os ingleses.
Importa salientar que os valores das taxas turÃsticas no Algarve apresentados na publicação inglesa aplicam-se apenas aos municÃpios de Albufeira, Lagoa, Loulé, Portimão, Olhão, Faro e Vila Real de Santo António.
Valores servem para financiar iniciativas ligadas ao turismo
A aplicação desta taxa é limitada a um número máximo de noites, geralmente entre três e sete, dependendo do municÃpio. Os valores recolhidos são direcionados para financiar iniciativas relacionadas ao turismo sustentável, proteção ambiental, manutenção de infraestruturas e promoção cultural.
Leia também: Adeus carta de condução: saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria
















