Implantado num terreno de oito hectares e com uma área bruta locável de 23 mil metros quadrados, o Nova Vila Retail Park surge como uma nova centralidade comercial no concelho de Portimão, prometendo revolucionar a oferta de retalho na região algarvia.
Com um total de 16 lojas, o novo espaço aposta numa oferta variada e diferenciadora, com destaque para duas lojas-âncora situadas nas extremidades do retail park: um supermercado de grandes dimensões (cuja insígnia será anunciada brevemente) e uma unidade Leroy Merlin com mais de 9.000 m², incluindo uma área dedicada a materiais de construção e clientes profissionais. A par destas, integram também o leque de marcas presentes a “Action”, “Flying Tiger Copenhagen”, “Tienda Animal” e “Kik”, entre outras novidades absolutas no sul do país.

O espaço abre oficialmente portas no próximo dia 29 de maio, com lojas dedicadas a áreas como bricolage, decoração, eletrónica, ótica, moda, calçado, alimentação e restauração.
Recorde-se que o projeto renasce no local do antigo Portimão Retail Park, totalmente destruído por um incêndio em 2012. Desenvolvido de raiz com elevados padrões de construção e arquitetura, é o mais recente projeto da promotora belga Mitiska REIM em Portugal, passando a contar com sete ativos sob gestão no país.

Segundo Enzo Guidez, Country Manager da Mitiska REIM em Portugal, “a nossa abordagem diferenciadora e especializada no segmento dos retail parks garante que as necessidades específicas dos nossos operadores e consumidores finais sejam devidamente atendidas, se não fosse o caso não teríamos alguns dos principais operadores repetidos em todos os nossos projetos.” Acrescenta ainda que “um projeto de sucesso e com excelente desempenho, como esperamos que este seja, só é alcançável com o sucesso de todas as partes envolvidas.”
Com um investimento superior a 20 milhões de euros, o Nova Vila Retail Park permitirá criar mais de 200 postos de trabalho diretos e não sazonais, o que “é vital para fixar a população residente e fazer crescer a cidade de Portimão, contribuindo diretamente para o desenvolvimento económico e a empregabilidade local”, destaca a entidade promotora.

O retail park oferecerá ainda um espaço de restauração com pátio algarvio, zonas de lazer e descanso, parque infantil, estacionamento para bicicletas, postos de carregamento elétrico, bomba de combustível da marca Prio e um parque de estacionamento gratuito com 832 lugares.
A sustentabilidade é uma das prioridades da Mitiska REIM, que aplicou no projeto diversas medidas de mitigação ambiental. “A sustentabilidade é um dos pilares de todos os projetos da Mitiska REIM e o Nova Vila Retail Park não é exceção”, afirma Alexander Murch, Investment Associate da empresa. “Estamos alinhados com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050, o que garantimos no Nova Vila Retail Park com a implementação de várias medidas que o tornam resiliente a longo prazo.”

Entre essas medidas, destacam-se a utilização de plantas autóctones resistentes à seca no paisagismo, reaproveitamento de águas pluviais para rega, instalação de painéis fotovoltaicos e um sistema de controlo de iluminação eficiente que contribui para a redução de emissões de CO₂.
A escolha do nome — “Nova Vila Retail Park” — presta homenagem à história local, recuperando a designação atribuída a Portimão no século XV por D. Afonso V: Vila Nova de Portimão. A arquitetura, marcada por fachadas brancas e linhas simples, reflete também a identidade algarvia e o património cultural da região.
Leia também: “Vamos para a Grécia”: britânicos insatisfeitos dizem ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus