A Fortaleza de Sagres acolhe, entre 9 e 11 de outubro, a nona edição da Nova Escola de Sagres, um projeto promovido em parceria com a Museus e Monumentos de Portugal e o Centro Ciência Viva de Lagos, que este ano decorre sob o tema “Patrimónios da Memória”.
De acordo com a organização, a iniciativa “inspira-se no desenvolvimento das técnicas e das ciências náuticas que tornaram possíveis as viagens dos Descobrimentos a partir do século XV”, propondo “um conjunto de atividades práticas de natureza científica, tecnológica e cultural que aproximam o público da História, da ciência e da criatividade humana”.
Durante três dias, a Fortaleza transforma-se num espaço de aprendizagem e experimentação. Os participantes poderão “contribuir para a construção de uma réplica modular de uma caravela, ler e produzir material cartográfico, explorar instrumentos de navegação, construir um relógio de sol ou integrar oficinas de programação e robótica”. Também será possível “manipular coleções de organismos e minerais característicos do Promontório de Sagres e compreender o funcionamento do cérebro, explorando os processos ligados à memória, aos sentimentos e às perceções sensoriais”.
Nos dias 9 e 10 de outubro, as atividades destinam-se às escolas, decorrendo entre as 9:30 e as 17:30, mediante inscrição obrigatória através do e-mail [email protected]. Já no sábado, 11 de outubro, as oficinas decorrem das 14:00 às 17:00, sendo dirigidas a famílias e público em geral.
O encerramento da iniciativa, no sábado, pelas 16:00, contará com a palestra “O Património Cultural Marítimo e Subaquático do Barlavento Algarvio como ferramenta da preservação da memória e identidade social”, apresentada por Gonçalo Lopes, investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade do Algarve e do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, membro da Cátedra UNESCO do Património Cultural dos Oceanos.
A Fortaleza de Sagres sublinha que a Nova Escola de Sagres “visa estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes idades e origens pelo património e pela História, promovendo a ligação entre ciência, cultura e criatividade, sempre ao serviço da sociedade”.
Todas as atividades, incluindo a palestra, são gratuitas, mas de inscrição obrigatória através do e-mail [email protected].
Leia também: Conheça o novo valor previsto para o salário mínimo nacional em 2026

















