A ministra do Ambiente e Energia, Maria de Graça Carvalho, vai inaugurar, no próximo sábado, dia 29 de março, às 16:30, a Ciclovia da Esteveira, que fará a ligação entre a vila de Castro Marim e o cruzamento da Praia Verde, passando por São Bartolomeu do Sul.
A nova infraestrutura estende-se ao longo da Estrada Nacional 125-6, numa extensão de cerca de cinco quilómetros, tendo incluído, no seu processo de construção, a repavimentação integral de toda a via.
Este é o segundo troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental, promovido pelo Município de Castro Marim sob a designação Triângulo Verde, que estabelece ligações cicláveis entre Vila Real de Santo António, Castro Marim e Praia Verde.
A aposta na criação de infraestruturas cicláveis está alinhada com as políticas ambientais e de sustentabilidade do município, que tem desenvolvido iniciativas de descarbonização e eficiência energética. Um dos exemplos mais notáveis é a iluminação solar instalada na Ciclovia da Lezíria, o primeiro troço do Triângulo Verde.
Castro Marim pretende, assim, reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, incentivando formas de mobilidade mais ecológicas e promovendo o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.
A construção da Ciclovia da Esteveira representou um investimento superior a um milhão de euros, no âmbito do PO CRESC Algarve 2020, sendo cofinanciado a 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no quadro do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
O Município de Castro Marim agradece “a colaboração de vários proprietários, contrastando ao ato isolado de um, que promoveu um embargo, que associado à delonga do empreiteiro, atrasou esta obra em dois anos”.
A autarquia espera que “os transtornos da delonga sejam agora esquecidos pela ciclovia, que terá eco a nível internacional”.
Em breve, avançará uma nova fase deste projeto, com a construção de mais uma ciclovia, que fará a ligação entre o Triângulo Verde e Altura, ao longo da Avenida 24 de Junho, reforçando ainda mais a aposta do concelho na mobilidade sustentável.
Leia também: Agora é oficial: União Europeia altera idade mínima para tirar a carta de condução (e não só)