O Algarve continua a ser a zona do país onde se produz mais ostra e este ano a produção cresceu ainda mais, ao contrário do que aconteceu com a ameijoa, que está a perder rendimento. Sendo a região sul conhecida pela elevada produção deste molusco, muitos são os veraneantes que por ali passam e não perdem a oportunidade de comer um prato de ostras. Hoje, em quase todos os restaurantes, cada ostra já custa cerca de três euros, mas ainda há um estabelecimento onde uma moeda de dois euros é suficiente para comer uma ostra.
Vilamoura é conhecida pela sua marina, assim como pelos hotéis e restaurantes de luxo, mas é lá que fica o restaurante onde cada ostra custa menos de dois euros. A ostra serve-se sempre com limão e como raramente se come uma só, o restaurante Ostra D’ Ouro serve um prato com seis unidades, por 11,90 euros. De salientar que o restaurante está localizado a cerca de 10 minutos a pé da Marina de Vilamoura e da Praia de Vilamoura.
Caso tenha um orçamento mais elevado, pode sempre fazer uma visita à Ostraria d’ Alvor, que fica na vila que lhe dá nome. Ali poderá provar quatro tipos diferentes de ostra. Tanto pode optar pelas famosas ostras ao natural, como pelas gratinadas, panadas e na chapa. Para além disso, naquele estabelecimento também é possível provar os rissóis de ostra da Suzel. Ali, as ostras ao natural custam 2,10 euros, a unidade, sendo que o preço acresce ligeiramente para o caso de preferir uma outra tipologia de ostras.
Se por acaso não gostar de ostras, a Ostraria d’ Alvor também dispõe de outras opções. Segundo a NiT, no restaurante também é possível comer camarão frito ou grelhado, bolinhas de camarão, muxama com amêndoa laminada e um prego de salmão.
Leia também: Esta praia de Albufeira tem uma piscina natural e deve o seu nome a um restaurante