A Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte, recebeu este sábado o XI Open de Xadrez de Alte e o 36.º Campeonato Distrital Individual de Partidas Semi-Rápidas, numa organização conjunta do Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do Al-Gharb, do Clube de Xadrez das Torres do Al-Gharb e da ACXA – Associação dos Clubes de Xadrez do Algarve.
A prova reuniu 60 atletas em representação de vários clubes algarvios, naquele que foi um dos eventos mais participados da modalidade na região.

Integrado nas comemorações dos 10 anos do Clube de Xadrez das Torres de Loulé, o torneio contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alte e da Câmara Municipal de Loulé. A edição deste ano foi considerada pela organização um dos torneios “mais fortes dos últimos tempos” neste ritmo competitivo.
O grande vencedor do XI Open de Alte foi Moggens Knudsen, atleta da equipa anfitriã, que somou apenas uma derrota nas oito jornadas disputadas. Luís Silvério e Titus Bittner, ambos da equipa AFN Gil Eanes, fecharam o pódio em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
No âmbito do Campeonato Distrital, o título absoluto de partidas semi-rápidas da época 2025/2026 foi conquistado por Luís Silvério, também da AFN Gil Eanes. Apesar de Knudsen ter vencido o torneio geral, o regulamento impede a atribuição do título distrital a atletas sem nacionalidade portuguesa.
Na competição feminina, Sara Pinho, do Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do Al-Gharb, sagrou-se Campeã Distrital Feminina de Partidas Semi-Rápidas, reforçando o domínio da formação louletana no panorama regional.
Os resultados finais podem ser consultados em: Chess-Results Server Chess-results.com – ACXA – XXXVI Campeonto Distrital Individual-semi-Rápidas Algarve /
Leia também: Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição






















