O primeiro-ministro Luís Montenegro decidiu não marcar férias durante o verão e deverá manter-se ao comando da atividade governativa nos próximos meses, embora admita aproveitar algumas pausas curtas caso a agenda o permita.
De acordo com o Notícias ao Minuto, o chefe do Governo pretende gozar apenas “alguns fins de semana” e, eventualmente, “um ou outro dia esporádico”, segundo revelou uma fonte do seu gabinete à agência Lusa.
Qualquer pausa dependerá da disponibilidade da agenda e não deverá implicar uma deslocação para fora de Portugal.
Primeiro-ministro mantém-se ao comando do Governo
“O primeiro-ministro decidiu não gozar férias no verão, período no qual estará a coordenar a atividade do Governo e em que manterá também a agenda como presidente do PSD”, indicou a mesma fonte.
Luís Montenegro deverá, por isso, continuar a acompanhar os principais dossiers do Executivo e a cumprir compromissos relacionados com a liderança dos sociais-democratas.
O verão ficará igualmente marcado pelas tradicionais iniciativas de rentrée do PSD, nas quais está prevista a participação do primeiro-ministro.
Festa do Pontal celebra 50 anos
A Festa do Pontal, um dos principais encontros políticos dos sociais-democratas no Algarve, realiza-se este ano a 14 de agosto e assinala o 50.º aniversário.
Luís Montenegro deverá marcar presença na iniciativa, habitualmente utilizada pelo PSD para apresentar as prioridades políticas para os meses seguintes.
Entre 24 e 30 de agosto, o líder social-democrata participará também na Universidade de Verão, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.
No ano passado passou alguns dias no Algarve
A decisão contrasta com o que aconteceu em 2025, quando o primeiro-ministro gozou alguns dias de férias no Algarve durante o mês de agosto.
Em 2024, no primeiro verão desde que assumiu a chefia do Governo, Luís Montenegro passou férias com a família no Brasil, uma deslocação que acabou por ser notícia.
Mais recentemente, no início de julho, o primeiro-ministro foi criticado pela oposição por ter viajado para os Estados Unidos para assistir a jogos da seleção portuguesa no Mundial.
Viagens aconteceram durante situação de alerta
A deslocação ocorreu numa altura em que o Governo tinha decretado uma situação de alerta devido às temperaturas elevadas e ao risco de incêndio em Portugal.
A ausência do primeiro-ministro foi aproveitada pelos partidos da oposição para questionar a oportunidade das viagens, apesar de Montenegro ter mantido contactos com o Governo.
Neste verão, Luís Montenegro deverá permanecer em Portugal e limitar os períodos de descanso a fins de semana ou dias isolados, sempre que a agenda política e governativa o permitir.
Leia também: Prestação Social Única avança: conheça os 13 apoios que vão ficar reunidos
















