O Município de Loulé anunciou que os eventos por si organizados surgem 11 vezes nomeados na shortlist da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, cujos finalistas foram divulgados esta sexta-feira. Entre os nomeados estão o Festival MED, o Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, o Carnaval de Loulé e a Noite Branca Algarve – Loulé, a par de grandes eventos da Península Ibérica.
Por votação do público, “o Carnaval de Loulé e a Noite Branca Algarve – Loulé” foram eleitos finalistas na categoria de Melhor Festividade. Também por decisão do público, o fotógrafo David Pereira, vencedor em 2025 do prémio de Melhor Foto, volta a ter uma imagem finalista, desta vez captada no Festival MED, retratando “um momento do concerto que juntou em palco a espanhola Sílvia Pérez Cruz e o português Salvador Sobral”.
No que respeita ao Som Riscado, depois de em 2025 ter vencido um Iberian Festival Award com Branko, o festival regressa este ano à final na categoria de Melhor Atuação Nacional (PT/ES), com o espetáculo de Capicua, realizado a 22 de novembro, no Cineteatro Louletano.
Festival MED volta a afirmar-se a nível ibérico
Na categoria de Melhor Atuação Internacional, os finalistas incluem os Ferro Gaita, que regressaram ao Festival MED em 2025 para um concerto com casa cheia, enquanto representantes de Cabo Verde, o “País Convidado” desta edição.
Já na categoria Evento Seguro, votada pelo júri, o Município de Loulé surge com três finalistas: “o Festival MED, o Carnaval de Loulé e a Noite Branca Algarve – Loulé”, refletindo, segundo a autarquia, a relevância do trabalho desenvolvido na área da segurança.
A Zona Histórica de Loulé, onde se destacam “os mais completos Banhos Islâmicos da Península Ibérica”, está nomeada para Melhor Espaço de Acolhimento, sendo o palco natural do Festival MED, que reúne pessoas de todo o mundo num ambiente mediterrânico singular.
O MED é ainda finalista na categoria de Melhor Promoção Turística, distinção que já venceu por duas vezes.
A entrega dos 10.ºs Iberian Festival Awards terá lugar a 14 de março, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores.
Leia também: Abertas candidaturas ao Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa | Município de Faro
















