No âmbito do programa de visitas autárquicas, o executivo da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António visitou a unidade de produção da Seaculture, empresa da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, instalada no concelho.
O investimento, no valor de 10 milhões de euros, representa “um importante polo de dinamização económica e reforça a posição de Vila Real de Santo António no setor da aquacultura nacional”, sendo considerado o maior projeto de produção offshore em Portugal.

Segundo a autarquia, a operação já gera 64 postos de trabalho e combina tecnologia de ponta com práticas sustentáveis, assegurando qualidade e frescura do pescado produzido em mar aberto, ao mesmo tempo que valoriza os recursos marinhos da região.
O presidente da Câmara, Álvaro Araújo, sublinhou que “este investimento reforça a economia local, cria emprego qualificado e demonstra a aposta do concelho na valorização dos recursos marinhos”.

A unidade prevê atingir 1.500 toneladas de dourada e robalo em 2025, com perspetivas de crescimento para 3.500 toneladas anuais a partir de 2027. O complexo integra ainda armazéns, escritórios e uma unidade de acondicionamento em terra, permitindo que o pescado capturado ao largo de Vila Real de Santo António seja distribuído para os supermercados do grupo Jerónimo Martins em todo o país num prazo máximo de 24 horas.
A autarquia destacou igualmente o “compromisso no acompanhamento de projetos estratégicos que promovam o desenvolvimento económico e a criação de emprego qualificado” e agradeceu ao diretor de Aquacultura do grupo Jerónimo Martins, Pedro Encarnação, pelo acolhimento durante a visita.
Leia também: Esta será a nova idade da reforma em Portugal e há mais penalizações a caminho



















