Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Algarve, Ciência

Investigadores descobriram novas espécies e habitats raros no Recife do Algarve

Seis dias de investigação revelaram 20 novas espécies no Recife do Algarve e reforçaram o seu valor para a ciência

11:45 7 Outubro, 2025 17:27 7 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A expedição científica que esta terça-feira termina no Recife do Algarve identificou cerca de 20 novas espécies para o parque marinho, onde nos últimos seis dias investigadores monitorizaram um dos maiores recifes costeiros de Portugal.

A bordo do navio Santa Maria Manuela, dezenas de investigadores fundeados na Baía de Armação de Pêra exploraram toda a área do parque, à superfície e em mergulho, para observar e recolher amostras do fundo do mar, numa iniciativa promovida pela Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa e Centro de Ciências do Mar (CCMAR) – Universidade do Algarve.

Durante a campanha, foram identificadas cerca de 20 espécies – sobretudo crustáceos e também gorgónias, corais que formam jardins subaquáticos e criam abrigo e alimento para outras espécies – que embora não sejam novas para a ciência o são para esta área específica, conta Jorge Gonçalves, do CCMAR, coordenador científico da expedição.

“Identificámos uma espécie relativamente grande [de gorgónia] que não estava registada no parque e foi agora observada pela primeira vez”, exemplificou, acrescentando que na área do recife existem também algas calcárias que formam estruturas de carbonato de cálcio, “uma espécie de dunas submersas, um ecossistema muito próprio que alberga centenas de outras espécies”, funcionando como sumidouros de carbono.

Ao contrário das gorgónias, que são animais, estas algas calcárias coralinas (de cor vermelha) que também existem na área do parque são plantas – fazem fotossíntese, removem dióxido de carbono da água e, indiretamente, da atmosfera -, formando, em conjunto, um habitat prioritário para a conservação.

Acabado de chegar de um mergulho, o investigador João Silva, do CCMAR, mostra aos jornalistas estas pequenas algas que, em Portugal Continental, apenas foram identificadas na Pedra do Valado, e que têm um ‘super poder’: como produzem carbonato de cálcio entre as suas células funcionam como verdadeiros reservatórios de carbono azul no fundo do mar.

“Esta espécie em particular, o ‘Lithothamnion corallioides’, é a principal formadora do ‘maerl’ [rodólitos], que foi identificado aqui em Armação de Pêra. São algas de crescimento muito lento, cerca de um milímetro por ano, o que significa que alguns destes depósitos terão seguramente mais de 100 anos, o que é notável”, refere.

Segundo João Silva, cada uma destas algas é, por si só, um micro-habitat: “A olho nu vemos apenas uma alga, mas ao microscópio identificamos dezenas, por vezes centenas de pequenos organismos como moluscos, crustáceos e muitos outros que procuram abrigo na estrutura tridimensional durante as primeiras fases de vida”, ilustra.

Durante seis dias, equipas de investigadores mapearam habitats emblemáticos como gorgónias, pradarias marinhas, jardins de corais e bancos de ‘maerl’, através de mergulho científico e da utilização de diversas plataformas tecnológicas de recolha de imagens, incluindo ‘drones’, veículos operados remotamente (ROV) e veículos subaquáticos com isco para atrair peixes.

De acordo com Diana Vieira, gestora de projeto da Fundação Oceano Azul, durante a campanha foram realizados mais de 30 mergulhos, somando 24 horas de imersão, e recolhidas muitas horas de vídeo que agora vão ser analisadas para identificar as espécies observadas no parque.

“Estamos a recolher informação complementar à que já existe para servir de base à elaboração do programa especial e do regulamento de gestão [do parque].

Estes são os instrumentos que vão definir as regras para o Parque Marinho — o que será permitido, o que será condicionado ou proibido — e estão a ser desenvolvidos pelo ICNF [Instituto de Conservação da Natureza e Florestas], em colaboração com o CCMAR e outras entidades”, referiu.

Também acabado de regressar ao Santa Maria Manuela, Diogo Paulo, coordenador científico dos mergulhos, explicou que os mergulhos realizados na segunda-feira, penúltimo dia da campanha, tiveram como objetivo fazer a monitorização do recife na zona de proteção total, depois de, nos dias anteriores, as equipas se terem dedicado a explorar outras zonas de proteção daquela área marinha.

Nestes mergulhos científicos tudo é registado: são usadas fitas métricas, quadrados de amostragem, câmaras fotográficas e de vídeo para documentar o que é observado e pequenas pranchetas subaquáticas onde se registam todos os dados. Neste mergulho em particular, a equipa teve uma surpresa.

Além de terem sido encontrados peixes já com alguma dimensão, o que é um “bom sinal”, foram também observados corais de grandes dimensões e descoberta uma pequena gruta mais escura, onde se abrigam espécies típicas de mar profundo: “Destaco especialmente as gorgónias amarelas — ‘Paramuricea grayi’ — muito grandes e bonitas. Foi uma surpresa, mais pelo lado estético do que científico, mas mesmo assim muito interessante”, concluiu.

Nesta área foram já identificadas 1.059 espécies marinhas — 754 invertebrados, 152 peixes, 61 aves marinhas e 82 macroalgas —, incluindo espécies de valor comercial, potencial biomédico e interesse turístico, algumas raras e ameaçadas.

A expedição foi apoiada pelo ICNF, Autoridade Marítima Nacional e os municípios de Albufeira, Lagoa, Portimão e Silves.

Leia também: Conheça o novo valor previsto para o salário mínimo nacional em 2026

Economia Nacional

Ganhar dinheiro com garrafas e latas? Há relatos de quem já consiga tirar ‘um ordenado’ daqui

16:50 20 Setembro, 2026 16:42 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Garrafas e latas deixadas para trás estão a render dinheiro. No sistema Volta, as contas de um dia surpreendem, mas não garantem um mês igual

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher no banco.
Economia Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Diferentes sabores de gelado. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€

18:00 20 Setembro, 2026 18:15 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Comprar gelados durante um passeio parecia um gesto banal, mas acabou por trazer a estes turistas no País de Gales uma surpresa cara

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Joaquim Varela. Crédito: Facebook Hélder Varela
Europa Nacional

Joaquim Varela tem 111 anos e tornou-se o homem mais velho conhecido da Europa: português atravessou mais de um século de história

08:30 20 Setembro, 2026 11:05 19 Setembro, 2026 | João Luís

Tem 111 anos e tornou-se o homem vivo mais velho da Europa. Joaquim Varela nasceu em 1915 e atravessou mais de um século de história

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia Europa Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Economia Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Economia Europa

David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”

17:00 19 Setembro, 2026 17:39 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O proprietário espanhol do Rice & Bones, David Ariza, explica que pode demorar três meses a formar um trabalhador, mas muitos acabam por sair ao fim de apenas nove meses

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Economia, Nacional

Ganhar dinheiro com garrafas e latas? Há relatos de quem já consiga tirar ‘um ordenado’ daqui

16:50 20 Setembro, 2026 16:42 17 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Garrafas e latas deixadas para trás estão a render dinheiro. No sistema Volta, as contas de um dia surpreendem, mas não garantem um mês igual

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

João Rúben Silva, vogal da Direção Política Nacional REAGIR. Crédito: REAGIR
Algarve, Política

REAGIR pede destituição da presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela

12:50 20 Setembro, 2026 12:51 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Gravações, atas e registo de votações estão na origem do pedido de destituição, anunciado pelo REAGIR em comunicado enviado às redações

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Segurança Social pode devolver até 1.611,39€ a estes portugueses num pagamento único: saiba se tem direito

13:20 19 Setembro, 2026 11:53 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio destinado a compensar despesas com funerais pode chegar a três vezes o IAS este ano, mas o pedido tem de ser feito dentro de um prazo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Diferentes sabores de gelado. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€

18:00 20 Setembro, 2026 18:15 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Comprar gelados durante um passeio parecia um gesto banal, mas acabou por trazer a estes turistas no País de Gales uma surpresa cara

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve, Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Joaquim Varela. Crédito: Facebook Hélder Varela
Europa, Nacional

Joaquim Varela tem 111 anos e tornou-se o homem mais velho conhecido da Europa: português atravessou mais de um século de história

08:30 20 Setembro, 2026 11:05 19 Setembro, 2026 | João Luís

Tem 111 anos e tornou-se o homem vivo mais velho da Europa. Joaquim Varela nasceu em 1915 e atravessou mais de um século de história

Paula Lapeña. Crédito: Redes sociais @paula.lap
Economia, Europa, Vídeo

Paula, 23 anos, deixou o trabalho ao fim de um dia: “Não vou trabalhar 40 horas de segunda a sábado num sítio de que não gosto”

17:00 20 Setembro, 2026 12:57 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

A experiência de trabalho de Paula em Espanha durou apenas um dia e acabou por gerar opiniões diferentes nas redes sociais

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Economia, Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Economia, Europa

David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”

17:00 19 Setembro, 2026 17:39 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O proprietário espanhol do Rice & Bones, David Ariza, explica que pode demorar três meses a formar um trabalhador, mas muitos acabam por sair ao fim de apenas nove meses

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia, Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Últimas Notícias

  • Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Francisco, 83 anos, reformou-se aos 60 anos com 45 de descontos, sofreu corte de 1/3 da pensão e vive das suas poupanças: “Viver com pensão de 800€ é impossível”
    Francisco, 83 anos, reformou-se aos 60 anos com 45 de descontos, sofreu corte de 1/3 da pensão e vive das suas poupanças: “Viver com pensão de 800€ é impossível”
  • D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”
    D. Vitorino Soares toma posse como bispo do Algarve e afirma que autoridade “é serviço”
  • E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€
    E se fosse consigo? Turistas param para comprar gelados e acabam por ter de pagar mais de 1.100€
  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve

Opinião

  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento