A Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água vai levar a cabo no próximo dia 23 de novembro, sábado, uma formação em Suporte Básico de Vida Adulto, entre as 9:00 e as 13:00, no edifício da autarquia localizado nos Olhos de Água.
“Esta é uma formação certificada e totalmente gratuita, que terá uma duração de quatro horas e se destina aos interessados entre os 16 e os 65 anos”, explica a Junta de Freguesia em comunicado.
A sessão será conduzida por elementos do Centro de Formação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, que transmitirão aos presentes conhecimentos essenciais para a abordagem a casos de emergência.
Além do público geral, está já garantida a participação dos atletas do Albufeira Surf Clube, que durante o inverno desempenham um papel de enorme importância na vigilância e segurança das praias do concelho. Com esta formação, estes elementos estarão mais capacitados a responder a ocorrências fora da época balnear, quando as praias não são oficialmente vigiadas, mas mantêm uma grande afluência.
A frequência deste workshop permitirá a aquisição de competências para atuar em casos emergentes no quotidiano, de doença aguda e não só, numa abordagem que poderá salvar vidas pela rapidez de resposta enquanto a vítima espera pela chegada de atendimento médico especializado.
No caso de um enfarte do miocárdio, por exemplo, as chances de sobrevivência diminuem cerca de 10% a cada minuto que passa sem qualquer intervenção para salvar a vítima.
Estes números realçam a importância de capacitar cada vez mais população para a intervenção em casos onde o suporte básico de vida seja necessário, criando uma rede de conhecimento que poderá fazer toda a diferença em situações de risco de vida e, também, em situações que, não configurando uma ameaça à vida, exigem intervenção imediata para não se tornarem mais graves.
As inscrições, totalmente gratuitas, são limitadas e podem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário disponível aqui.
Leia também: Este é o fruto exótico em que os produtores do Algarve apostam cada vez mais