O Lagos Internacional Open viu esta terça-feira a tenista Inês Murta, natural de Vila Real de Santo António, assegurar a qualificação para o quadro principal do torneio, ao derrotar a neerlandesa Charlotte Van Zonneveld em duas partidas, pelos parciais de 6-2 e 6-4.
Em nota divulgada pela organização, é referido que “com uma exibição bem conseguida sob o olhar atento da família mais próxima, Inês Murta conseguiu, esta terça-feira, o apuramento para o quadro principal do ITF W35 Lagos Internacional Open, ao defrontar e vencer a neerlandesa Charlotte Van Zonneveld, em apenas duas partidas, pelos parciais de 6-2 e 6-4.”
A atleta, recentemente chamada pela selecionadora nacional Neuza Silva para integrar a equipa portuguesa na Billie Jean King Cup, vai agora defrontar no quadro principal a chinesa Tian Jialin, também proveniente da fase de qualificação, depois de esta ter vencido a russa Miroslava Medvedeva por 6-1 e 6-2.
Menos feliz esteve Madalena Matias, que, após ter alcançado a sua primeira vitória no circuito profissional, não conseguiu ultrapassar Adithya Karunaratne, de Hong Kong, que triunfou por 6-3 e 6-1.
Nos restantes encontros da última ronda do qualifying, destacaram-se as vitórias de Briana Szabo sobre Alexia Lavinia Puiac (6-2 e 6-2), da espanhola Marta Soriano Santiago frente à lituana Iveta Dapkute (6-2 e 7-6[5]), da norte-americana Jamilah Snells sobre Baylen Brown (6-1 e 6-0), da ucraniana Polina Isakova contra a italiana Valentina Losciale (6-4 e 6-2) e da letã Elizabeth Jurna frente à ucraniana Mariia Nozdrachova (6-1 e 6-1).
Entretanto, o quadro principal de singulares também arrancou. A sul-coreana Yeonwoo Ku, primeira cabeça de série e 298.ª do mundo, bateu a letã Elza Tomase (945.ª) por 6-2 e 6-4, enquanto a portuguesa Milla Sequeira, convidada da organização, foi eliminada pela francesa Alice Tubello, por um duplo 6-3.
Num dos duelos mais longos da jornada, a italiana Vittoria Paganetti superou a sérvia Elena Milovanovic após 3 horas e 52 minutos de jogo, vencendo por 7-6(2), 6-7(6) e 6-3.
O Lagos Internacional Open, torneio do circuito ITF W35, prossegue esta semana com os encontros do quadro principal, que decorrem nos courts do Complexo Desportivo de Lagos, afirmando-se como um dos eventos de referência do ténis feminino em Portugal e no Algarve.
Os interessados podem acompanhar a prova nas redes sociais em: https://www.facebook.com/tenispadellagos e https://www.instagram.com/clubedetenisepadeldelagos
Leia também: Estes reformados estão em risco de perder a pensão em 2026: saiba se está na lista
















