No verão, encontrar uma praia no Algarve que não esteja repleta de chapéus de sol e turistas nas esplanadas é quase um milagre. No entanto, com uma procura persistente, é possível descobrir algumas pérolas escondidas, como é o caso desta praia no Algarve que, segundo relatos de visitantes, se encontrava praticamente deserta durante o mês de julho. Saiba neste artigo, com o apoio da Versa, de que praia falamos.
Um exemplo é a Praia da Barrinha, situada na extremidade ocidental da Península do Ancão, também conhecida como Ilha de Faro. Para além da água cristalina, da areia fina e dourada e da vista para a Ilha Deserta (ou Ilha da Barreta), esta praia conta com uma flora rica, albergando inúmeras espécies de aves que encontram ali o seu sustento, estando inserida no Parque Natural da Ria Formosa.
Na Praia da Barrinha, para além do canto das aves e do som das ondas, pouco mais se ouve. Não é por acaso que esta praia permanece quase deserta. O segredo está no acesso menos facilitado, que pode ser feito de barco a partir do Cais das Portas do Mar, em Faro, ou através de uma caminhada de cerca de dois quilómetros desde a Praia de Faro, atravessando a ponte pedonal. A ausência de bares, restaurantes ou outros serviços contribui para o seu isolamento.
Pode não ser um paraíso de fácil acesso, mas é precisamente isso que faz da Praia da Barrinha um lugar único, ideal para mergulhos e caminhadas exploratórias. Para desfrutar plenamente de um dia na praia, é necessário seguir algumas recomendações: levar comida, ter cuidado ao entrar na água, pois a praia não é vigiada, trazer guarda-sol e protetor solar devido à escassez de sombra natural, e respeitar o ambiente, não deixando lixo nem perturbando os animais.
Leia também: O azeite é barato ao lado deste produto. Conheça o “novo ouro líquido” que se vende a 10.000€/kg