A chegada do mês de outubro marca sempre uma redução significativa do horário dos barcos carreira que asseguram o transporte de passageiros entre Olhão e a ilha da Armona. Se até 20 de setembro o último barco sai da Armona às 20h, a partir dessa data terá de deixar a ilha pelas 17:30h. Para além disso, a partir deste mês e até ao fim de março, só existem quatro ligações entre Olhão e a Armona.
Uma vez que o primeiro barco do dia sai de Olhão pelas 8:30h e a segunda carreira apenas parte da cidade cubista quase quatro horas depois, durante o mês de outubro vai ser realizada uma carreira extra. A previsão de saída de Olhão é às 10h, contudo, esta carreira apenas irá realizar-se “sempre que se justifique”, tal como avança a informação afixada na bilheteira.
De salientar que a ilha da Armona é bastante procurada nos meses de verão, sobretudo por causa da beleza da praia, no entanto, no outono e no inverno também existe alguma procura turística, sobretudo por parte dos que gostam de um passeio à beira-mar. Para além disso, existem pouco mais de 800 habitações na ilha e, apesar de muitas delas serem apenas casas de veraneio, outras estão habitadas durante todo o ano e os residentes precisam de circular entre a ilha e a cidade de Olhão.
Apesar de existirem barcos taxi a circular durante todo o dia entre Olhão e a Armona, o barco carreira é sempre uma opção mais económica, pelo que o alargamento do horário de inverno pode constituir uma vantagem para os turistas e residentes na ilha.
É que enquanto uma viagem de ida e volta para a Armona na carreira pública custa 4,20 euros, o mesmo percurso num barco taxi chega aos 8,33 euros, se o barco estiver com seis pessoas a bordo.
Leia também: Homem ‘ressuscita’ após ambulância passar por buraco na estrada: “É um milagre”