Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
João Graça | Foto Nuno Martins DR
Algarve, Desporto

Frederico Silva, Gastão Elias e João Graça seguem em frente no Open de Vila Real de Santo António

Tenistas portugueses seguem para a segunda ronda do Open de Vila Real de Santo António, com Frederico Silva a somar sexta vitória

10:06 20 Fevereiro, 2025 10:08 20 Fevereiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Frederico Ferreira Silva, Gastão Elias e João Graça são os três tenistas portugueses que garantiram presença na segunda ronda do quadro principal do 6.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, que decorre esta semana no Algarve. O destaque vai para Frederico Ferreira Silva, que continua a demonstrar um excelente momento de forma, apenas três dias depois de conquistar o 20.º título da sua carreira no ITF World Tennis Tour. No court 1 do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, derrotou o compatriota Daniel Batista (1738.º) por 6-3, 6-2, somando a sua sexta vitória consecutiva.

“Apesar de já estar habituado a estes campos, eles requerem alguma habituação porque as condições mudam muito devido ao vento e ao sol e sabia que tinha de ir adaptando-me ao que o jogo me ia pedindo. Frente ao Daniel, sabia que tinha se ser eu a pegar no ponto, aproveitar as bolas curtas para vir à rede e ser agressivo e, no final, acho que fiz um bom encontro para uma primeira ronda. É curioso porque não deve haver tantas probabilidades de isto acontecer, mas o Daniel está a jogar bem e não tem tido os melhores adversários, mas mais cedo ou mais tarde, vai começar a somar pontos”, afirmou Ferreira Silva (288.º), após repetir com Batista o duelo da ronda inicial do torneio da semana passada.

Depois do título conquistado no domingo, o tenista português regressou aos courts apenas na terça-feira para um curto treino. “Estive a fazer recuperação activa no ginásio e com o fisioterapeuta, ontem vim ao court para voltar a sentir a bola, mas o foco tem sido em recuperar física e mentalmente e ainda não me sinto completamente fresco, mas penso que, a cada ronda que passar, posso ir sentir-me cada vez melhor. É uma semana com sensações mistas, porque, por um lado, estamos com mais confiança, mas também com um maior desgaste físico e mental. Se conseguir um bom equilíbrio entre a intensidade que tenho de colocar em campo e, ao mesmo tempo, ir recuperando, posso voltar a fazer mais uma boa semana, mas sei que vou ter de dar o litro, porque o que fiz na semana passada não me dá borlas para este torneio”, acrescentou o português, que enfrentará na segunda ronda o britânico Millen Hurrion (849.º).

Gastão Elias (378.º) também garantiu a passagem à próxima fase, justificando o estatuto de sétimo cabeça de série ao bater o canadiano Justin Boulais (558.º) por 3-6, 6-3 e 6-2. “Foi um jogo muito mental, com vários problemas. Basicamente, passei o tempo a tentar arranjar soluções, não estava nos meus melhores dias, alguma dificuldade em encontrar ritmo, vento, um adversário traiçoeiro, canhoto com um bom ‘slice’ e, além disso, desde que perdi nas meias-finais tenho estado a recuperar em termos físicos, portanto vim preocupado apenas em ganhar e em diversas alturas foi feio, mas às vezes ganha-se assim. Já tive de voltar a este circuito por duas vezes e sei que o importante é ganhar, seja de que maneira for, e não posso estar à espera de encontrar aqui o meu melhor ténis”, explicou Elias, que na segunda ronda enfrentará o dinamarquês Benjamin Hannestad (1402.º).

João Graça (1632.º) protagonizou mais uma vitória surpreendente ao eliminar o compatriota e parceiro de treino Diogo Marques (868.º) por 7-6 (8/6), 7-6 (7/4). O algarvio, que treina em Lisboa sob orientação do técnico Frederico Marques, viu o adversário servir a 5-4 no primeiro set e liderar o segundo por 4-1, mas conseguiu dar a volta. “Estou surpreendido de certa forma porque os torneios estão muito fortes e sabia que ia depender do sorteio. Felizmente, na primeira semana ganhei uma ronda e perdi bem, com um dos melhores do torneio. Hoje, sabia que podia ganhar, é um parceiro de treino diário e tirei partido disso, embora não tenha sido um jogo muito bonito. Nestes jogos há mais pressão, mais ansiedade, ambos sabemos como jogar e é preciso muita raça. Foram dois sets parecidos, em que ele teve um break acima em ambos, mas acho que joguei minimamente bem nos momentos finais”, referiu Graça, que está a competir no seu terceiro torneio após uma paragem de seis meses devido a uma fratura no pulso e ainda se encontra a recuperar de uma lesão no adutor. “Estive três dias em recuperação e esta semana não vou jogar pares para focar-me mais nos singulares”, adiantou o português, que enfrentará agora o quinto cabeça de série, o colombiano Soriano Barrera (343.º).

Entre os restantes tenistas portugueses em prova, Francisco Rocha (771.º) ainda salvou um match-point a 4-5 para levar a decisão para o tie-break, mas acabou eliminado pelo russo Pavel Verbin (398.º), por 0-6, 6-1 e 7-6 (7/3). Pedro Araújo (393.º) não conseguiu contrariar a intensidade do alemão Nicola Kuhn (392.º), oitavo cabeça de série, perdendo por 6-2, 6-1, enquanto Tiago Pereira (504.º) cedeu frente ao britânico Ryan Peniston (440.º), com um duplo 6-3.

O 6.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, organizado pelo Clube de Ténis local (CTVRSA), conta com o apoio da Câmara Municipal (CMVRSA) e da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e distribui um total de 30 mil dólares (cerca de 29 mil euros) em prémios monetários.

Leia também: Saiba qual é o valor máximo que pode pagar com cartão multibanco sem precisar de inserir o PIN

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mundo Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Algarve Nacional

Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual

18:39 15 Julho, 2026 18:41 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Presidente da Junta de Albufeira e Olhos de Água destaca a importância de apoiar quem responde diariamente ao som da sirene sem saber o que vai enfrentar

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Cultura Opinião

Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

11:40 15 Julho, 2026 11:26 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa a homenagem de Valentino Viegas a Fernão Lopes e à revolução que consolidou a Dinastia de Avis

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé

10:25 15 Julho, 2026 10:37 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões gratuitas realizam-se a 23 de julho, em Albufeira e Loulé, para apresentar apoios ao investimento empresarial no Algarve

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mundo, Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Algarve, Nacional

Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual

18:39 15 Julho, 2026 18:41 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Presidente da Junta de Albufeira e Olhos de Água destaca a importância de apoiar quem responde diariamente ao som da sirene sem saber o que vai enfrentar

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Cultura, Opinião

Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

11:40 15 Julho, 2026 11:26 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa a homenagem de Valentino Viegas a Fernão Lopes e à revolução que consolidou a Dinastia de Avis

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé

10:25 15 Julho, 2026 10:37 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões gratuitas realizam-se a 23 de julho, em Albufeira e Loulé, para apresentar apoios ao investimento empresarial no Algarve

Últimas Notícias

  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal