Loulé vai acolher, entre quinta-feira e domingo, o Festival Política, evento que este ano apresenta uma programação com 23 atividades que assinalam os 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC), anunciou a organização.
Segundo um comunicado da organização, o festival dedicado aos direitos humanos e cidadania concentra atividades de cinema, teatro, música, conversas, oficinas, performances e exposições, no Cineteatro Louletano, com acesso gratuito.
Além do Cineteatro Louletano, haverá iniciativas no Palácio Gama Lobo, na Casa da Memória do Século XX, nas ruas da cidade e em várias escolas do concelho de Loulé, no distrito de Faro.
A edição deste ano é marcada pelas comemorações dos 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC), sob o mote “Revoluções em Curso”, refletindo sobre transformações políticas e sociais contemporâneas.
A organização destaca na programação do primeiro dia do festival, na quinta-feira, às 18:30, a exibição do documentário ucraniano “Intercepted”, de Oksana Karpovych.
O filme revela o conteúdo de chamadas telefónicas de soldados russos na Ucrânia, tendo sido nomeado para os prémios ‘Cinema for Peace Awards’, ‘Berlinale Documentary Award’ e ‘LUX Prémio do Público 2025’.
O teatro e as artes de palco assumem também um papel central no arranque do evento, com destaque para a peça “Outro Lear”, às 21:30, uma versão poética em monólogo do clássico de Shakespeare.
Na sexta-feira, a componente musical destaca-se com o espetáculo “PREC: Pequenas Revoluções no Coração”, uma reflexão sobre o poder transformador da música pelo artista luso-brasileiro Luca Argel, às 21:00, seguido da exibição do filme “Por ti, Portugal, eu juro!”, de Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues, às 21:30.
Da programação de sábado, destaca-se às 16:30, a exibição do filme “Filhos do Meio – Hip Hop à Margem”, de Luís Almeida, que retrata as origens do rap em Almada e no Miratejo, seguida de um debate com a presença de artistas da região.
O humor terá lugar com Beatriz Gosta, que sobe ao palco no sábado, às 21:00, para um espetáculo centrado no feminismo e no combate às discriminações e preconceitos.
O Festival Política apresenta ainda oficinas e visitas guiadas, entre as quais uma oficina de combate à desinformação digital, na sexta-feira, às 18:00, e uma visita guiada à exposição “A Revolução da Esperança – Memórias do 25 de Abril no Concelho de Loulé”, às 15:00.
Ao longo dos dias do programa, o público poderá também visitar várias exposições, incluindo “Portugal em 1975 – Entre a Revolução e a Mudança”, de Marques Valentim, “50 Anos das Primeiras Eleições Livres em Portugal”, “Barómetro da Imigração: a perspetiva dos portugueses” e “Defending Democracy”.
O Festival Política é uma coprodução da Associação Isonomia, Festival Política e do Município de Loulé.
Para conhecer o porgrama basta clicar aqui.
Leia também: “Selo do carro” vai mudar de prazo: faça isto para não se esquecer do pagamento deste imposto e evite coimas
















