A quarta edição do festival Costa Vicentina Early Music decorre entre 22 e 29 de agosto, com concertos e oficinas de música historicamente informada em Lagos, Sagres, Aljezur e Vila do Bispo, no Barlavento algarvio.
Organizado pela associação cultural O Corvo e a Raposa, o festival tem entrada gratuita e propõe uma abordagem à música antiga assente na utilização de instrumentos, técnicas e estilos associados às épocas em que as obras foram originalmente compostas.
A programação arranca a 22 de agosto, às 19:00, no Museu de Lagos, instalado no edifício da Igreja de Santo António, com a primeira edição da Bolsa Artistas “Lagos 1460”, inspirada na exposição “Depois de 1460 e Coleções Especiais”, segundo a organização.
A bolsa destina-se a “artistas emergentes na área da música historicamente informada posterior a 1460, entre Portugal e o mundo”, acrescenta a organização.
Abertura em Lagos assinala memória do tráfico de escravos
O concerto de abertura estará a cargo do projeto Ensemble Àpala, constituído por músicos distinguidos no Prémio Jovens Músicos, integrando sonatas para violino e baixo contínuo e peças de raiz popular, como “Filhota” e “Gaita de Foles”.
O concerto incluirá ainda uma improvisação a partir de excertos abolicionistas de “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, numa ligação ao Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da sua Abolição, que se assinala em 23 de agosto.
Neste dia, a Fortaleza de Sagres recebe, às 15:00, a conversa “Vozes na sombra: ecos da escravatura na música ibérica da era moderna”, por Hugo Sanches, seguindo-se, às 16:00, um concerto do Bando de Surunyo, especializado na interpretação e investigação da música dos séculos XVI e XVII.
Festival termina em Vila do Bispo
Em 28 de agosto, o ensemble Na Rota do Peregrino apresenta-se na Igreja da Misericórdia de Aljezur, no âmbito da Noite Multicultural de Aljezur.
O festival encerra em 29 de agosto, em Vila do Bispo, com uma oficina de voz sobre as “Cantigas de Santa Maria de Afonso X”, às 11:00, por Joana Godinho, e, às 18:00, o concerto “Rotas de peregrinação: uma viagem a Roma, Montserrat e Compostela”, pelo ensemble Na Rota do Peregrino, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Leia também: PJ detém dois homens e apreende droga, dinheiro e arma de fogo em Albufeira
















