A Festa dos Anos de Álvaro de Campos entra na sua quarta semana, com eventos que reforçam a ligação internacional de Fernando Pessoa, em especial do seu heterónimo Álvaro de Campos, e continuam a envolver os residentes do concelho em momentos de reflexão filosófica e artística.
Em novembro também se apresentam os resultados dos trabalhos artísticos dos alunos das Escolas de Tavira, que os vem desenvolvendo desde o início deste ano escolar.
Durante todo o mês de novembro, o jornal online Postal do Algarve publicará diariamente uma escolha poética de um funcionário da empresa municipal Taviraverde.
Estes trabalhadores, responsáveis por tantos aspetos do bem estar comum, como a distribuição de água, o tratamento de águas residuais, a limpeza e manutenção dos espaços verdes e praias, revelarão o seu lado poético.
Os poemas serão ilustrados por imagens selecionadas por fotógrafos profissionais e amadores, promovendo a sinergia entre a poesia e a fotografia. Fotógrafos: Abelardo Alves; Ana Carvalho; Ana Gouveia, Belarmino Pereira, Fernando Ricardo, Mário Rui Gouveia, Miguel Andrade
Segunda-feira, 4 de novembro, será gravada em Glasgow, e posteriormente exibida através através da página de Whisky Galore no Facebook, a trilogia do poeta Taylor Strickland, radicado em Glasgow, onde ele descreve a sua amizade com Álvaro de Campos na universidade e em outros pontos daquela cidade.
O resultado da gravação será colocado online também no site da FAAC e nas diversas outras páginas nas redes sociais do festival.
A gravação conta com a colaboração de Christine De Luca e Christie Williamson, os poetas escoceses que participam da performance Whisky Galore, criada em 2019 para a FAAC.
Este evento abre caminho para futuras colaborações entre Tavira e Glasgow, incluindo a reposição da performance em 2025 com a presença dos poetas portugueses Vítor Cardeira e Pedro Jubilot, para uma digressão pelas cidades do Reino Unido onde o Engenheiro Álvaro de Campos trabalhou, e culminar com uma apresentação em 2026, na Casa Fernando Pessoa em Lisboa, para assinalar o centenário do regresso definitivo de Álvaro de Campos a Portugal, com organização da Partilha Alternativa.
Na quarta-feira, 6 de novembro, pelas 18:30, no Clube de Tavira, a dra. Maria João Neves, PhD, conduz um Philo Café | Thinking Pessoa in English, dirigido à comunidade de língua inglesa de Tavira.
Autora do livro Philosophic Café – The Sound of Thought, Maria João Neves convida os participantes a uma reflexão profunda sobre os pensamentos de Fernando Pessoa, desta vez em inglês, num ambiente acolhedor e participativo.
Durante toda a semana, os visitantes poderão explorar as seguintes exposições:
- Arte de Estudantes | Retrospetiva AEJAC – seleção de obras resultantes do trabalho artístico dos Alunos das Escolas de Tavira ao longo da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, desde 2015. Na Casa Álvaro de Campos.
- Ligações Ocultas – à entrada da exposição acima, pode-se visitar e interagir com uma planta que diz versos de Fernando Pessoa através da sonificação das suas informações biológicas com a voz de Fernanda Guerra. Uma criação inovadora de André Conde (trombone e pedaleira), desenvolvida a cantora Genoveva Faísca, e os professores Reinaldo Barros (Coordenador local do PNA – Plano Nacional das Artes) e Hugo Pereira (professor de tecnologia).
- Entre o Génio e o Sonho: Álvaro de Campos – Uma retrospetiva do artista Carlos Fonseca Martins, patente na Biblioteca Municipal de Tavira A Vila da Minha Infância – Exposição fotográfica com registos de Tavira no início do século XX, patente no Museu Casa Fotografia Andrade.
- A Arte é Bela… e Inútil – Exposição coletiva na Artesis Galeria, com obras de diversos artistas que exploram a beleza e a utilidade da arte, em diálogo com o pensamento de Fernando Pessoa.
A Festa dos Anos de Álvaro de Campos é um evento cultural de sete semanas, que celebra a ligação de Fernando Pessoa à cidade de Tavira através de seu heterónimo, “nascido” tavirense, Álvaro de Campos.
Com uma programação rica e variada, o festival explora o legado artístico do poeta através de múltiplas expressões culturais, promovendo um diálogo contínuo entre o passado e o presente.
Mais informações sobre a programação aqui.
Leia também: Costuma fazer transferências por Multibanco? Saiba o limite máximo permitido