O historiador algarvio Fernando Pessanha foi distinguido com o Prémio Imprensa Regional 2025, atribuído ex-aequo pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal ao jornalista António Jorge Lé, da Renascença.
A distinção a Fernando Pessanha decorre da relevância dos artigos informativos por si publicados no Jornal do Algarve em 2024, com enfoque em temas relacionados com a História da Expansão Portuguesa e o 250.º aniversário da refundação de Santo António de Arenilha, hoje conhecida como Vila Real de Santo António desde 1775.
A entrega oficial do prémio decorrerá no dia 1 de dezembro nas Cerimónias Comemorativas da Restauração da Independência de Portugal, que terão lugar no monumento dos Restauradores, em Lisboa, e incluirão a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Esta distinção reconhece o contributo de Fernando Pessanha para a divulgação e reforço da memória histórica regional, integrando-se nas atividades da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
















