Enquanto há quem goste de passar um dia de praia apenas a alternar entre a toalha e alguns mergulhos, há quem aproveite a ocasião para praticar desporto. Apesar de a regra só ter sido publicada em Diário da República esta semana, saiba que há duas praias do Algarve onde passou a ser proibida a prática de surf, canoagem, stand up paddle, windsurf e kitesurf. Ambos os areais pertencem ao concelho de Lagos e o não cumprimento da regra pode implicar uma multa.
A Praia do Camilo, em Lagos, encontra-se aconchegada entre falésias cortadas e é conhecida pela sua pequena dimensão. Se quando a maré está vazia o espaço no areal é bastante reduzido, durante a maré cheia pode nem haver lugar para estender a sua toalha. Assim sendo, nesta praia passou a ser proibida a prática de atividades desportivas, como o surf, canoagem, stand up paddle, windsurf e kitesurf.
O mesmo cenário passa a verificar-se também na Praia da Dona Ana. Apesar de esta praia ser a maior da costa entre o centro de Lagos e a Ponta da Piedade, costuma ficar lotada nos meses de verão. É por isso que “a colocação de material/equipamento de apoio à prática de atividades náuticas desportivas no areal das unidades balneares encontra-se interdita” entre as 9h e as 19h, tal como se pode ler no documento publicado em Diário da República.
O Algarve Marafado cita ainda um outro excerto do documento, onde consta que nas escadarias de acesso também “não podem circular pessoas com qualquer material” destinado a qualquer uma destas atividades desportivas, dentro do horário estipulado. Quem não cumprir estas restrições fica sujeito a coima de 55 a 550 euros, no caso de pessoas singulares, e 550 a 2.500 euros, no caso de pessoas coletivas. De salientar que fora de todas estas restrições ficam as pranchas para a prática de skiming e bodyboard.
Leia também: Este é o parque aquático mais barato do Algarve e está com desconto