A exposição “Outros Mundos e Kalasha”, de Ana Abrão, vai ser inaugurada no dia 5 de julho, às 18:00, na Igreja da Misericórdia, em Silves. A presença da artista neste dia proporcionará momentos únicos sobre as histórias por trás das imagens.
“Esta é uma oportunidade única de explorar a diversidade e a beleza humana através das lente da talentosa fotógrafa e exploradora, Ana Abrão”, afirma a autarquia de Silves.
Ana Abrão, com seu olhar sensível e curioso, viaja pelo mundo captando a essência das pessoas e as suas tradições.
A exposição “Outros Mundos e Kalasha” surgiu após o lançamento dos seus dois livros. O primeiro, “Outros Mundos”, é o fruto de um ano de imersão na cultura asiática, enquanto “Kalasha” revela o quotidiano dos Kalash, uma comunidade politeísta nas montanhas do norte do Paquistão.
A mostra inclui fotografias dos livros e outras obras, agrupadas por temas culturais e étnicos específicos, proporcionando uma experiência visual enriquecedora e educativa. Este evento é uma celebração da diversidade humana e um convite à reflexão sobre a complexidade das sociedades e culturas que formam o mundo.
A exposição “Outros Mundos e Kalasha” pode ser visitada até ao dia 31 de dezembro.
Ana Abrão é luso-brasileira e reside em Portugal há 23 anos, licenciou-se em Psicologia e fez o doutoramento em Psicologia/IT, na Universidade Federal de Uberlândia, no Brasil, tendo exercido funções docentes no ensino superior ao longo de vários anos. Viria depois a trocar o ensino pela fotografia profissional e, mais recentemente, passou a dedicar-se integralmente a projetos independentes de fotografia documental e à escrita.
É autora dos livros “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia” e “Kalasha – Fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão”, tendo ambos os livros recebidos, juntos, cinco prémios internacionais de diferentes entidades de fotografia.
Atualmente, representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia, tendo recebido vários prémios expressivos. Participa com frequência em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais.
Ana Abrão tem o reconhecimento “Excellence” em arte fotográfica pela Photographic Society of America (PSA), além de “Artist” e “Excellence” pela associação europeia International Federation of Photographic Art (FIAP). É representante da Photographic Society of America em Portugal e curadora da comunidade de fotógrafos Olhares.com. Recebeu recentemente os prémios PORTUGAL’S TOP 10 Portrait Photographers 2023 e WORLD TOP 10 Women Photographers 2023 pela entidade OneEyeland.
A sua exposição de fotografias “Outros Mundos”, patrocinada pela Fundação Oriente, de Lisboa, onde decorreu a primeira exibição, é itinerante por diversas galerias do país.
Leia também: Preço do azeite deve cair a pique. Saiba os motivos