A exposição coletiva Operação Bangkok – Parte II vai ser inaugurada no próximo sábado, na Galeria Municipal Trem – Manuel Baptista, no Centro Histórico de Faro, às 18:00, com curadoria de Susana Rodrigues.
Na exposição participam os artistas Carlos Lobo, Christine Henry, Coletivo Artadentro, Edgar Pêra, Elisabete Sousa, Joana Patrão, João Pedro Trindade, José Oliveira, Marco Mendes, Maria Trabulo e Paulo Mendes.
“No ano em que se celebram os 50 anos de democracia em Portugal, decidiu-se homenagear os capitães de Abril algarvios dando o título a esta exposição coletiva a partir do nome de código criado para a revolução no sul do país. Especula-se que a origem do nome se deva ao facto de ter sido em Bangkok a última das revoluções conhecidas contra regimes autoritários, imediatamente anteriores a abril de 74”, explica a curadora da exposição em comunicado.
“Fazemos coincidir esses 50 anos de celebração da liberdade com a transformação do território. De norte a sul do país, primeiro no Porto e agora em Faro, convidamos artistas, de diferentes gerações e imaginários artísticos, a expor”, acrescenta.
A partir de uma variedade de suportes que vão desde “a escultura, a pintura, o desenho, a fotografia, a ilustração, o som e o vídeo, mergulhamos naquilo que inspira e mobiliza os artistas a criar a partir de uma determinada geografia espacial, que inclui todo o contexto social, cultural e emocional, como lugar criativo”.
“Na Galeria Trem – Manuel Baptista, uma galeria histórica e que, curiosamente, terá servido de edifício militar no passado, os artistas apresentam-nos narrativas, olhares, sons, sensações, reflexões e indagações sobre os espaços onde habitam. Acompanham as mudanças sem esquecer as tradições e as novas formas de representação do território no período pós-humano”, conclui Susana Rodrigues.
A exposição, de entrada gratuita, pode ser apreciada até dia 25 de agosto.
Leia também: Há um novo sinal de trânsito em Tavira que pode não conhecer