Muitos portugueses resumem as suas férias no Algarve a dias inteiros passados na praia, mas há mais programas que pode fazer em família com o mar como pano de fundo e sem gastar um único cêntimo. Uma das propostas passa por visitar o monumento mais famoso do Algarve, que já foi candidato a Património Mundial da UNESCO. A entrada é gratuita para todos os portugueses e residentes no país, em qualquer dia da semana.
É no Cabo de São Vicente, outrora apelidado de “Fim do Mundo”, que se encontra a Fortaleza de Sagres. Se até há umas semanas era necessário pagar três euros para entrar na fortaleza, hoje já não terá de tirar dinheiro da carteira para entrar no monumento mais visitado do Algarve. Terá apenas de apresentar o seu cartão de cidadão.
De salientar que foi a partir do dia 1 de agosto que entrou em vigor a nova medida anunciada pela Ministra da Cultura, que permite a entrada gratuita nos equipamentos culturais de tutela pública. Existem 37 museus e monumentos na lista do Estado Português e a Fortaleza de Sagres é o único equipamento do Algarve incluído. Para além disso, este é o segundo monumento mais visitado desta lista, a seguir ao Mosteiro dos Jerónimos.
Todos aqueles que entrarem na Fortaleza de Sagres irão ficar a conhecer a exposição interativa de longa duração, que propõe uma viagem à história da expansão portuguesa e que conta a história do território, da Fortaleza de Sagres, das rotas comerciais e do conhecimento do mundo, dos produtos, mas também dos desafios da expansão portuguesa.
O jornal Observador apresenta a lista completa dos museus e monumentos que os portugueses e residentes no país podem visitar gratuitamente durante 52 dias à sua escolha, por ano.
Leia também: Esta é a cidade mais recomendada para quem quer conhecer o Algarve pela primeira vez