Frequentemente confundidas com pequenas águas-vivas, estas criaturas marinhas habitam os oceanos do mundo. Estas bolinhas gelatinosas, que podem variar de milímetros até alguns centímetros, destacam-se por sua aparência translúcida e corpo cilíndrico, mas diferem das águas-vivas pela ausência de células urticantes. As salpas são invertebrados marinhos que se movem pela água através de um processo chamado propulsão a jato, contraindo o corpo para expelir água e assim se deslocarem. Vivem principalmente no mar aberto, mas sob certas condições, como alterações nas correntes, ventos fortes ou aumento na luminosidade, podem ser levadas para mais perto da costa.
Este fenómeno, que resulta numa “produção massiva” de salpas, é particularmente comum em períodos de maior luminosidade, como no verão, como avança o blog Portugal de Norte a Sul.
Recentemente, as praias do Algarve têm registado a presença destas criaturas, um fenómeno que chamou a atenção de banhistas e especialistas. Embora a visão de tantas salpas possa ser incomum e até surpreendente, os especialistas asseguram que elas são inofensivas e indicam apenas um fenómeno natural decorrente de mudanças nas condições ambientais. Portanto, os banhistas podem continuar a desfrutar das águas cristalinas do Algarve sem preocupações, aproveitando a oportunidade para observar de perto estas fascinantes habitantes do oceano.
O biólogo Juan Jesus Martin explicou que o habitat natural das salpas é o mar aberto, mas sob certas circunstâncias, como correntes, vento ou um aumento na luminosidade, pode ocorrer uma “produção massiva” de salpas, levando-as a aproximarem-se da costa.
As salpas são animais multicelulares que se reproduzem rapidamente, sendo capazes de duplicar o seu número várias vezes por dia. Comuns em diversos oceanos, desde águas equatoriais e subtropicais até temperadas e frias, estas criaturas fascinantes desempenham um papel importante nos ecossistemas marinhos.
Leia também: Espanhóis elegem vila algarvia um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês