A Sociedade Columbófila Olhanense realizou no passado sábado, 15 de novembro, a cerimónia de entrega de prémios da Campanha Desportiva de 2025, numa sessão que teve lugar no armazém da Junta de Freguesia de Olhão.
Segundo o columbófilo José Carlos, a iniciativa teve como objetivo “reconhecer e premiar publicamente o mérito dos columbófilos e dos seus atletas, que mais se destacaram na Campanha Desportiva de 2025”.

A cerimónia integrou ainda uma homenagem promovida pela direção da coletividade a três columbófilos com mais de 70 anos – João Benzinho, António Chagas e Júlio Brito – como forma de, nas palavras de José Carlos, reconhecer “todo o seu trabalho, empenho e dinamismo por eles dedicado à modalidade”.
A campanha desportiva do presente ano voltou a colocar em evidência vários nomes de referência. José Carlos destaca que, “em especial evidência na campanha desportiva 2025, estiveram os columbófilos Daniel da Ilha, que se sagraram Campeões da Geral e Campeões de Meio-Fundo”.
Houve ainda lugar a distinções noutros escalões competitivos. O columbófilo refere que “a equipa Team Bias Asas da Patinha, que se sagraram Campeões de Fundo”, merece particular referência, bem como “a equipa Daniel da Ilha/B, que se sagraram Campeões de Borrachos”, e “o columbófilo Cristóvão Gouveia, que se sagrou Campeão de Yearlings”.

O evento contou também com a presença de vários autarcas e convidados institucionais, num momento que reforçou a ligação da modalidade ao concelho.
José Carlos sublinha que estiveram presentes “Ricardo Calé, presidente da Câmara Municipal de Olhão, de Bruno Alves, presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, de Rui Gabriel, presidente da Junta de Freguesia de Olhão, de André Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de Pechão, Custódio Moreno, vereador de Desporto da Câmara Municipal de Olhão, de José Carlos de Faro, autor do comunicado e fotos enviadas ao POSTAL, assim como columbófilos representantes de coletividades, da Fuseta, de Moncarapacho e Luz de Tavira”.
Todos testemunharam, acrescenta, “mais um momento alto de união e de partilha entre todos os apaixonados pelo desporto columbófilo”.
Mais informações sobre o desporto columbófilo aqui.
Leia também: Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição
















