Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Entre mar e rio, esta praia faz fronteira entre o Algarve e o Alentejo e é uma das 7 Maravilhas de Portugal

Fica entre o Algarve e o Alentejo, tem praia fluvial e marítima, e já foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal. Descubra onde fica este ‘paraíso’ escondido

19:10 5 Agosto, 2025 18:53 5 Agosto, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre a serra do Alentejo e a costa do Algarve, há um recanto que combina o melhor dos dois mundos, uma praia onde se pode nadar tanto em água doce como salgada, rodeada por arribas, aves e silêncio, e já foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal.

De acordo com o blog Portugal de Norte a Sul, esta praia marca a transição entre duas regiões do país e oferece uma paisagem rara e envolvente, onde a natureza impõe o seu ritmo e desenho.

Um encontro raro entre rio e mar

A principal singularidade da Praia de Odeceixe é a Ribeira de Seixe, que desagua no Atlântico depois de percorrer três quilómetros até ao mar.

Esta presença fluvial cria uma zona de água doce junto ao areal, transformando Odeceixe num destino que é, ao mesmo tempo, praia marítima e fluvial.

Segundo a mesma fonte, a configuração da praia é profundamente influenciada pela energia das cheias e pela quantidade de sedimentos transportados pela ribeira, especialmente durante o inverno.

Uma paisagem esculpida em xisto

O cenário natural é dominado por arribas de xisto e grauvaques, características da região. Estas formações rochosas conferem ao local um aspeto dramático e, ao mesmo tempo, proporcionam proteção contra os ventos fortes.

Nas zonas mais elevadas, como o miradouro local, é possível observar a chamada “Ponta Branca”, escarpa que delimita a enseada a sul, oferecendo uma panorâmica ampla da linha costeira.

Vida selvagem e tranquilidade natural

O enquadramento da praia insere-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Conforme a mesma fonte, este é o único lugar da Europa onde se podem observar cegonhas a nidificar nos rochedos à beira-mar, fenómeno invulgar que atrai ornitólogos e curiosos.

Além da cegonha-branca, a zona abriga outras espécies como o falcão-peregrino e a gralha-de-bico-vermelho.

A biodiversidade é rica e o ambiente pouco intervencionado reforça o apelo da praia junto dos que procuram tranquilidade e contacto com a natureza.

Uma praia com distinções nacionais e europeias

A Praia de Odeceixe não é apenas uma beleza natural local. Conforme refere o blog Portugal de Norte a Sul, integra a lista das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” e também foi destacada pela plataforma European Best Destinations como um dos segredos bem guardados da Europa.

Estas distinções sublinham o valor paisagístico e ambiental de um lugar onde ainda é possível encontrar espaço e silêncio mesmo nos meses de verão.

Um lugar onde o tempo corre devagar

Com as suas águas calmas, extenso areal e poucos edifícios à vista, Odeceixe oferece uma experiência diferente da agitação típica de muitas praias algarvias.

O acesso é feito por uma estrada serpenteante que desce entre colinas verdes, terminando junto a um areal onde o rio se encontra com o mar.

Segundo Ana Fernandes, do jornal Fugas, esta praia é descrita como uma fusão de ambientes: “Entre mar e piscina, espaço e luz, Alentejo e Algarve”. Um lugar que, dependendo da maré, pode revelar-se como duas praias distintas ou até três.

Uma paisagem conjunta de água doce e salgada

Mais a meio da exploração, destaca-se que a praia adquire uma configuração em ferradura, com águas calmas junto à ribeira, ideais para famílias, e ondas vigorosas no lado atlântico, frequentado por surfistas. Este formato natural cria lagoas de maré baixa, proporcionando momentos de lazer seguro às crianças.

Geograficamente, Odeceixe situa-se no extremo norte do concelho de Aljezur, já no Algarve, mas culturalmente mantém um pé no Alentejo, e esta dualidade marca o caráter da aldeia e da praia, visível nas tradições, na gastronomia e na própria paisagem.

Leia também: Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados

07:45 22 Julho, 2026 07:49 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cientista alerta que observar o eclipse sem proteção adequada pode provocar lesões graves e irreparáveis na retina

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve Cultura Gastronomia

Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação

07:15 22 Julho, 2026 07:11 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Produtos da terra e do mar servem de ponto de partida para conhecer a evolução da gastronomia e da economia de Quarteira

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados

07:45 22 Julho, 2026 07:49 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cientista alerta que observar o eclipse sem proteção adequada pode provocar lesões graves e irreparáveis na retina

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve, Cultura, Gastronomia

Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação

07:15 22 Julho, 2026 07:11 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Produtos da terra e do mar servem de ponto de partida para conhecer a evolução da gastronomia e da economia de Quarteira

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve, Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Últimas Notícias

  • Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados
    Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados
  • Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira
    Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira
  • Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação
    Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação
  • Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país
    Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país
  • Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal
    Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento