Os XVI Jogos de Quelfes estão de regresso e, este ano, decorrem com duas sedes principais: a cidade espanhola de Ayamonte e o concelho algarvio de São Brás de Alportel. Este é considerado o maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo em contexto escolar e junta centenas de jovens participantes numa celebração que alia desporto, cultura e valores olímpicos.
Ayamonte acolhe já no próximo dia 15 de maio o evento “Desafio dos Deuses”, um concurso desportivo e intelectual onde as turmas participantes enfrentam desafios em andebol, atletismo, basquetebol, futebol, hóquei em campo e tag rugby. A competição inclui ainda três provas intelectuais: uma sobre a obra Odisseia d’Arraúl (que inspira os Jogos), uma sobre Olimpismo e outra sobre cálculo mental. No final, a turma que melhor se destacar será distinguida com o título de “Turma Olímpica”, atribuído pela Academia Olímpica de Portugal.

A segunda grande jornada acontece a 21 de maio, em São Brás de Alportel, com a realização da “Atlima” — palavra que significa desporto em grego. Este momento é dedicado à descoberta e experimentação de modalidades olímpicas, num ambiente de convívio, festa e intercâmbio entre concelhos, promovendo o espírito desportivo e a aprendizagem.
Ao todo, participam nesta 16.ª edição 44 turmas oriundas de vários pontos do país e do estrangeiro, incluindo os concelhos de Albufeira, Aljustrel (representando o Alentejo), Ayamonte e Cartaya (Espanha), Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Seixal (Grande Lisboa), Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.
A Comissão Organizadora dos Jogos de Quelfes integra um vasto leque de entidades e parceiros, entre os quais se destacam a Academia Olímpica de Portugal, as associações regionais de andebol, atletismo, basquetebol e futebol do Algarve, a Associação Jogos de Quelfes, o clube de rugby universitário do Algarve, a Federação Portuguesa de Golfe, os municípios participantes e a Direção Regional do Algarve do IPDJ.
Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal



