A Fortaleza de Sagres será palco, durante o mês de abril, de “experimentação”, um projecto educativo e artístico da autoria de Susana de Medeiros, que propõe criar espaços de diálogo, crítica e criação através do desenho e da escultura temporária com materiais naturais.
Inspirado na exposição “emguarda”, de Edgar Massul, patente no Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres, o primeiro projeto da Fortaleza Cultural 2025 desafia os participantes a explorar novas linguagens artísticas, partindo dos materiais utilizados pelo artista.
Nas oficinas-laboratórios, os participantes vão experimentar com matéria orgânica recolhida no concelho de Vila do Bispo, criando desenhos com terras, folhas e frutos esmagados sobre papel e esculturas temporárias com galhos e troncos de arbustos e árvores locais.
Estão previstas quatro oficinas: duas destinadas ao público adulto e jovem, mediante inscrição prévia, e duas reservadas à comunidade escolar.
As sessões para o público adulto e jovem decorrem no domingo, 13 de abril às 14:30, e no sábado, 27 de abril às 10:00, com uma duração aproximada de três horas. Estas oficinas propõem uma reflexão sobre a ligação à terra e à ancestralidade, tendo como referência processos criativos desenvolvidos por artistas mulheres na arte contemporânea, em diálogo com a obra de Massul.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do endereço eletrónico: [email protected].
As oficinas dirigidas à comunidade escolar terão lugar durante as manhãs dos dias 24 e 28 de abril.
A exposição “emguarda”, com curadoria de Mirian Tavares e Pedro Cabral Santo, do CIAC-UAlg, está patente no Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres, podendo ser visitada diariamente entre as 09:30 e as 17:30, com última entrada às 17:00, até ao final do mês de abril.
Leia também: Carta de condução: veja as novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus
