Uma ação de teatro de rua vai esta sexta-feira percorrer as bancas do Mercado Municipal de Faro, numa iniciativa de sensibilização ambiental para assinalar, no Algarve, o 50.º aniversário da Deco – Associação de Defesa do Consumidor, disse fonte associativa.
Em declarações à Lusa, a responsável pelo gabinete de projetos e inovação da Deco Algarve, Sandra Rodrigues, adiantou que, no âmbito dos 50 anos da Deco, as delegações regionais “tiveram liberdade para escolher um tema que fosse mais próximo ou mais interessante” nessa área geográfica e, no distrito de Faro, decidiu-se comemorar o aniversário com uma iniciativa direcionada para o tema dos plásticos de uso único.
A dirigente associativa explicou que a Deco Algarve já tinha realizado trabalhos na temática do plástico de uso único e a opção foi sensibilizar os consumidores para esta temática na ação que se vai desenrolar no mercado municipal de Faro pelo quinquagésimo aniversário da associação de defesa do consumidor portuguesa.
“Na sequência de um projeto que desenvolvemos em 2019 com a Universidade do Algarve, o CCMAR [Centro de Ciências do Mar] e o CIMA [Centro de Investigação Marinha e Ambiental] decidimos voltar a pegar no tema, mas aqui com uma dinâmica diferente”, explicou, frisando que a opção foi realizar “uma peça de teatro, de improviso, para chamar a atenção do consumidor para esta temática”.
Sandra Rodrigues considerou que os consumidores “estão cada vez mais disponíveis e preocupados com as questões da sustentabilidade” e é importante “privilegiar escolhas mais amigas do ambiente”, como é o caso dos plásticos de uso único no comércio ou em estabelecimentos de “take-away”.
A responsável de projetos e inovação da Deco Algarve salientou que, além de influir no comportamento dos consumidores, é também preciso o comércio “disponibilizar opções para os consumidores fazerem esta mudança” e que Estado dê passos mais sólidos nesta direção.
“Não obstante os esforços que têm vindo a ser feitos, ainda há muito a fazer e existem pequenas mudanças de hábitos de consumo que podem fazer aqui alguma diferença. Uma delas é a troca de sacos de plástico de uso único por sacos que sejam reutilizáveis, e isto é tanto verdade para sacos, como para embalagens de ‘take-away’, entre outras”, afirmou.
A dirigente da Deco-Algarve explicou que a ação de teatro de rua vai ser realizada com a colaboração da Ambifaro (empresa municipal que gere esse espaço comercial) e da Câmara Municipal e que os visitantes vão poder assistir a uma “peça dinâmica, interativa, de improviso, dentro do espaço físico do mercado, na zona das bancas da fruta e da peixaria”.
O objetivo é, através da interação dos atores com comerciantes e clientes, “cativar e chamar a atenção dos consumidores e dos próprios comerciantes para a temática” da utilização de plásticos de uso único.
“É um tema que já foi falado, que costuma ter abordagens um pouco mais tradicionais e mais, talvez, aborrecidas, e acreditamos que com uma abordagem um bocadinho mais fora da caixa possa ser possível cativar um bocadinho mais o consumidor para aquilo que queremos transmitir como mensagem final”, justificou.
Sandra Rodrigues frisou que os atores vão procurar “cativar as pessoas” para visitarem depois a banca da Deco que está instalada no local, “onde haverá mais informação sobre o assunto e pode haver uma abordagem um bocadinho mais personalizada com as pessoas que tiverem curiosidade sobre o tema”.
Este espaço vai também “receber alguns convidados”, como o vereador da Câmara de Faro Carlos Baía, o presidente da Ambifaro, Henrique Gomes, e alunos da escola Afonso III, de Faro, que vão apresentar pequenos projetos de sustentabilidade que desenvolveram, referiu ainda Sandra Rodrigues.
Leia também: Conheça o novo prazo de validade da carta de condução