Se está de férias no Algarve e está farto de praia ou o tempo não convida a mergulhos, saiba que existe um parque em Monchique que tem uma casa-museu, onde pode fazer uma viagem no tempo às antigas tradições da serra algarvia. O mesmo espaço dispõe também de um baloiço, uma tenda para pernoitar, animais da quinta e uma piscina. Aberto durante o período de verão, o Parque da Mina, em Monchique, está destinado não só às crianças, mas também aos adultos.
Monchique é um dos concelhos menos procurados do Algarve, mas tem estado nas bocas do país ao longo dos últimos meses, a propósito da inauguração dos Passadiços do Barranco do Demo, que contam com uma ponte suspensa com 50 metros de extensão e 20 metros de altura. No entanto, é em Monchique que fica também o Parque da Mina, que pode proporcionar-lhe um programa alternativo à praia este verão e que pode combinar com uma visita aos passadiços.
O Parque da Mina trata-se de um parque temático e engloba uma antiga quinta com cinco hectares de área. A casa museu é um dos pontos de visita obrigatória, já que se trata de uma casa senhorial do século XVIII, onde estão representadas algumas tradições da serra de Monchique. Entre elas estão a mercearia, carpintaria, sapataria, destilaria de medronho, agricultura, fabrico de pão e mel, extração de minério e fabrico do carvão natural.
Para além da casa-museu é possível interagir com vários animais, com destaque para as cabras anãs, ovelhas, burros e porcos, não esquecendo que o espaço dispõe ainda de uma piscina. Tanto pode optar por passar apenas um dia no Parque da Mina, como pode escolher pernoitar numa das tendas de glamping disponíveis. Caso esteja perante o primeiro caso, o bilhete de adulto custa 12 euros, ao passo que o preço do bilhete de criança está fixado nos 6 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente.
Leia também: Conheça as praias portuguesas onde Cristiano Ronaldo passa férias. Uma fica no Algarve