Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
"Heróis da Fruta". Crédito: Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI)
Algarve, Ensino

Conferência revela dados sobre fruta e vegetais nas escolas do Algarve

Especialistas nacionais e internacionais vão analisar dados das escolas do Algarve e discutir políticas para prevenir a obesidade infantil em Portugal

12:53 26 Agosto, 2026 12:54 26 Agosto, 2026
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Dados sobre o consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve serão apresentados a 10 de setembro, em Lisboa, na primeira Conferência “Heróis da Fruta”, que reunirá especialistas, investigadores e decisores políticos para debater a prevenção da obesidade infantil e as desigualdades em contexto escolar.

Promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), o encontro decorrerá no Auditório do Metro de Lisboa, no Alto dos Moinhos, sob o tema “15 Anos a Inspirar Escolas Mais Saudáveis”.

A conferência assinala os 15 anos de implementação do programa “Heróis da Fruta” e pretende mobilizar técnicos municipais das áreas da educação, alimentação escolar e saúde para alargar a iniciativa às escolas de diferentes pontos do país.

Dados do Algarve integram apresentação nacional

Durante o encontro serão divulgados os dados mais recentes sobre o consumo de fruta e vegetais nas escolas portuguesas, apurados em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

A informação incluirá resultados relativos às escolas do Algarve, embora o comunicado da organização não antecipe os valores que serão apresentados sobre a região.

Especialistas em saúde pública, investigadores e responsáveis políticos vão analisar a evidência científica associada ao programa, avaliar o seu impacto na redução das desigualdades sociais e debater a necessidade de investimento continuado na prevenção da obesidade infantil.

O programa “Heróis da Fruta” envolve municípios e freguesias de Portugal continental e das regiões autónomas, procurando promover hábitos alimentares mais saudáveis em contexto escolar.

Projeto-piloto testou investimento adicional de 10 euros por criança

A conferência dará também a conhecer os resultados de um projeto-piloto realizado, durante o último ano letivo, em todas as escolas da freguesia da Ajuda, em Lisboa.

A experiência testou uma versão otimizada do método “Heróis da Fruta” e, de acordo com a APCOI, demonstrou ser possível aumentar a eficácia da intervenção através de um investimento anual adicional de cerca de 10 euros por criança.

“Ao fim de 15 anos sabemos o que funciona nas escolas em Portugal e quanto custa. O que falta agora é escala, e esse crescimento só se faz com as autarquias”, afirma Mário Silva, presidente da APCOI, anfitrião e moderador da conferência.

O responsável apela aos técnicos das áreas da educação, alimentação escolar e saúde para que participem na implementação local do programa.

“O investimento anual de dez euros por criança chega para mudar rotinas alimentares que perduram. É das intervenções de saúde pública com melhor relação entre custo e resultado que temos em Portugal”, defende Mário Silva.

“A questão já não é se vale a pena investir na prevenção, é porque é que ainda não o fazemos em todo o território”, acrescenta, sustentando que o método tem eficácia comprovada e reconhecimento nacional e internacional.

Especialistas nacionais e internacionais participam no encontro

Entre os participantes anunciados encontram-se Maria João Gregório, da Direção-Geral da Saúde, e José Silva Nunes, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

A conferência contará ainda com Santi F. Gómez, da espanhola Gasol Foundation, José Camolas, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e Jo Jewell, responsável global da iniciativa Cities For Better Health.

Participam também Jorge Marques, presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, Helena Novais, diretora de Corporate Affairs da Novo Nordisk Portugal, e Glória Ferreira, diretora ibérica do BNP Paribas Cardif.

Fundada em 2010, a APCOI é uma organização não governamental dedicada ao apoio a crianças e famílias na resposta à obesidade infantil, ao combate ao estigma e à promoção da literacia em saúde.

Segundo a associação, o programa “Heróis da Fruta” já envolveu mais de um milhão de crianças ao longo de 15 edições, com monitorização e validação científica do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

A participação na conferência é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória, disponível em www.heroisdafruta.com/conferencia.

“Heróis da Fruta”. Crédito: Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI)

Leia também: Método “Heróis da Fruta” aumenta consumo diário de fruta nas escolas

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Algarve Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Algarve Economia Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Bastão de madeira apreendido em Mafra. Crédito: GNR
Nacional

“Queres fiado? Toma!”: homem de 25 anos levava uma “moca” no carro e acabou detido pela GNR

09:30 7 Novembro, 2026 11:09 7 Novembro, 2026

Uma “moca” com a frase “Queres fiado? Toma!” foi apreendida pela GNR em Mafra. O condutor, de 25 anos, foi detido durante uma fiscalização

Algarve, Saúde

“Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão

10:40 7 Novembro, 2026 11:11 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila vai pedir reuniões urgentes à ministra da Saúde e à ULS do Algarve após os casos de doentes que morreram nas urgências de Portimão

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Cultura

Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha

10:30 7 Novembro, 2026 10:07 7 Novembro, 2026

Instalações, teatro de rua e obras de arte pública marcam o TANG, nos dias 13 e 14 de novembro, com criadores portugueses e espanhóis reunidos em Alcoutim

Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

09:53 7 Novembro, 2026 09:54 7 Novembro, 2026

Jornadas em Faro e Portimão debateram habitação acessível. Eurodeputada alerta que construir casas sem apoio europeu pode limitar recursos das autarquias

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Depressão Bruna aproxima-se de Portugal e Proteção Civil deixa aviso: há cuidados que deve ter antes da chegada do mau tempo

20:30 6 Novembro, 2026 18:36 6 Novembro, 2026

Chuva forte, vento intenso e ondas até 4,5 metros estão entre os efeitos previstos da depressão Bruna

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Praia de Quarteira. Crédito: Lusa
Algarve, Vida & Lazer

Jornal britânico aponta o Algarve como destino de eleição para fugir ao frio e aproveitar o sol de inverno sem multidões

21:30 6 Novembro, 2026 19:38 6 Novembro, 2026

Praias mais tranquilas, passeios de natureza e cultura dão motivos para visitar o Algarve no inverno. Em Faro, fevereiro tem máximas médias de 17 °C

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental
    Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental
  • Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
    Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado
  • “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
    “Extrema gravidade”: Álvaro Bila exige medidas após mortes de doentes nas urgências de Portimão
  • Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
    Alcoutim leva arte às ruas e recupera memórias da fronteira com Espanha
  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”

Opinião

  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves

Europe Direct Algarve

  • Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
    Isilda Gomes pede fundos para a habitação e alerta para “Europa falhada”
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal