O Município de São Brás de Alportel assinala o 25 de Abril com um programa alargado de iniciativas culturais e cívicas, que se estendem ao longo de todo o mês, evocando a Revolução de 1974 e os valores da liberdade, cidadania e memória coletiva.
As comemorações são coordenadas pela Comissão Organizadora das Comemorações são-brasenses dos 50 anos do 25 de abril de 1974 e visam reforçar o espírito coletivo em torno desta data histórica.

Em 2026, ano em que se assinala o culminar das celebrações do cinquentenário da Revolução dos Cravos, evocam-se também os 50 anos da Constituição de 1976 e os 59 anos das primeiras eleições autárquicas livres e universais.
Autarquia destaca importância da democracia
A presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, sublinha o significado da efeméride: “Celebrar Abril é honrar a coragem de quem lutou pela liberdade e assumir, com responsabilidade, o compromisso de a preservar e fortalecer todos os dias. Hoje, mais do que nunca, importa cultivar um espírito democrático, cívico e participativo, envolvendo as novas gerações na construção de um futuro mais justo e livre”.
“Este programa comemorativo, diversificado e de elevada qualidade, é também um convite à participação de toda a comunidade na celebração dos valores de Abril”, acrescenta a autarca.
Cerimónias oficiais marcam o dia 25
O ponto alto das celebrações decorre no dia 25 de abril, com início às 10:00, junto à sede da Junta de Freguesia, com a cerimónia de hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, com a participação da Banda Filarmónica e dos Bombeiros Voluntários.
Segue-se, às 10:45, no Salão Nobre, a Sessão Solene Comemorativa, que inclui a inauguração da Galeria de Presidentes da Assembleia de Freguesia e uma homenagem a colaboradores com mais de 25 anos de serviço.
A programação integra diversas iniciativas culturais, incluindo um espetáculo comemorativo no dia 25, às 21:30, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, com atuação do grupo “Os Carolas” e o espetáculo de dança “Quidquid erit, pati”.
No dia 24 de abril, o mesmo espaço acolhe um concerto pela Orquestra Algarve Camarata.
Exposições, cinema e iniciativas comunitárias
Durante o mês, destacam-se ainda a exposição “Recordar o Abril”, patente na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, e sessões de cinema e tertúlias dedicadas à Revolução dos Cravos.
O programa inclui também uma sessão do Clube de Cinema Documental, no dia 23, no Museu do Traje.
No próprio dia 25, realiza-se ainda a “Cãominhada pela Liberdade de Abril e Prova de Canicross”, iniciativa aberta à comunidade, com ponto de encontro na Rotunda da Calçada.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através dos contactos: [email protected] / 912 365 604 (rede móvel nacional), no âmbito da iniciativa “Patudos em Movimentos”, organizada pela Associação Algharbravo – Desporto Canino e Bem-estar Animal.
As comemorações encerram a 26 de abril, com a exibição do filme “Capitães de Abril”, integrada no ciclo “Cinema: Sessões de Inverno”.
Leia também: População pede reabilitação e reabertura da EN2 entre Barranco do Velho e São Brás

















