O Centro Ciência Viva do Algarve (CCVAlg) acaba de ser oficialmente reconhecido como uma entidade de utilidade pública, um marco histórico que reflete o seu contributo significativo para a divulgação científica e a educação na região.
“Este reconhecimento chega após um processo administrativo, iniciado há dois anos, e que sucede a um primeiro pedido submetido há 22 anos, o qual nunca chegou a ter resposta oficial”, explica o CCVAlg.
A atribuição do estatuto de utilidade pública coincide com outra importante distinção: o Centro Ciência Viva do Algarve foi recentemente agraciado com a Medalha de Mérito de Ouro no Dia da Cidade de Faro, um reconhecimento pelo seu trabalho contínuo na promoção da cultura científica e tecnológica, bem como no envolvimento da comunidade local e regional em projetos de ciência e educação
Este reconhecimento formal vem consolidar a posição do Centro Ciência Viva do Algarve como “uma instituição importante na difusão do conhecimento científico, reforçando o seu papel na construção de uma sociedade mais informada e justa, consciente dos desafios do futuro”.
Sobre o Centro Ciência Viva do Algarve
Inaugurado a 3 de agosto de 1997 pelo professor Mariano Gago, o Centro Ciência Viva do Algarve tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo de aproximação da ciência à comunidade, através de exposições interativas, atividades educativas, e colaborações com escolas e instituições de investigação.
O centro é uma referência na área da educação científica, promovendo a curiosidade e o conhecimento em áreas como as ciências do mar e do ambiente, a sustentabilidade, ou ainda a astronomia.
Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€